Tem jogador estrangeiro chegando ao Majestoso. Cerca de 12 horas antes do início do duelo contra o lanterna Vila Nova, que terminou empatado em 1 a 1, na noite da última terça-feira (28), em Goiânia, a Ponte Preta anunciou oficialmente a contratação do atacante uruguaio Leandro Barcia, de 29 anos, que vem justamente do futebol goiano. Ele pertence ao Rentista, do Uruguai, mas estava no Atlético-GO, sem espaço na equipe.
Novo reforço da Macaca, a pedido do técnico Hélio dos Anjos, Leandro Barcia está no futebol brasileiro desde 2019, quando foi contratado pelo Goiás após deixar o Nacional, do Uruguai, onde jogou entre 2014 e 2018, período em que disputou três edições da Libertadores e chegou a marcar gols em vitórias sobre clubes brasileiros como Palmeiras e Santos.
Com a camisa do Esmeraldino, Barcia disputou 48 jogos e marcou nove gols em 2019. No início de 2020, o jogador se transferiu para o Sport e ficou no Leão até o fim do ano passado, com direito a oito gols em 33 partidas. Logo após deixar Recife, ele acionou o clube pernambucano na Justiça, cobrando pagamentos em ação de R$ 1,7 milhão, referente a salários atrasados, direitos de imagem com valores em aberto, além de depósitos pendentes de FGTS.
De volta ao futebol goiano, desta vez para vestir a camisa do Atlético-GO, Leandro Barcia disputou 15 jogos nesta temporada, com apenas um gol marcado, no Campeonato Goiano. No Campeonato Brasileiro da Série A, Barcia entrou em campo apenas no duelo contra o Botafogo, que terminou em empate em 1 a 1, no dia 24 de abril, no estádio Antônio Accioly. Depois disso, não voltou mais a ganhar oportunidades. Desde a chegada do técnico Jorginho, em meados de maio, ele não chegou nem sequer a relacionado.
Sem atuar há mais de dois meses, Leandro Barcia rescindiu contrato com o Atlético-GO e firmou acordo por empréstimo com a Ponte Preta até o fim da Série B, mas só poderá ser registrado e estrear a partir do dia 18 de julho, quando será reaberta a janela de transferências do futebol brasileiro.
Até a reabertura da janela, a Macaca terá quatro compromissos pela Série B, a começar pelo duelo contra o Tombense, no próximo domingo (3), às 11h. Depois disso, a equipe do técnico Hélio dos Anjos visita CSA e Criciúma, antes de fechar o primeiro turno dentro de casa contra o Náutico, em duelo marcado para o dia 20 de julho (quarta-feira), quando Barcia já poderá estar à disposição.

Diante da necessidade de reforços para a sequência da temporada, escancarada pela má campanha no Brasileirão, a Ponte deverá contratar mais jogadores, especialmente para setores carentes como meio-campo e ataque, visando à fuga do rebaixamento. Neste momento, a Macaca ocupa a 18ª colocação da Série B, com apenas 14 pontos conquistados em 15 rodadas disputadas.
Fabrício fora
Na contramão da chegada do uruguaio Leandro Barcia, a Ponte Preta anunciou na última segunda-feira (27) as saídas do veterano zagueiro Fabrício, de 32 anos, e do atacante Dodô, de 24, ambas em comum acordo, sem ônus para nenhuma das partes.
Bastante criticado pelas más atuações na temporada, Fabrício se despede da Macaca após atuar em oito jogos da Série B, sendo seis como titular, além de participação na campanha do rebaixamento à Série A2, com 10 partidas disputadas, das quais nove como titular.
Já Dodô, que chegou ao Majestoso em abril, portanto após a queda no Campeonato Paulista, foi utilizado apenas em dois jogos, ambos saindo do banco de reservas, nos empates em 0 a 0 com Chapecoense e Sampaio Corrêa, no Majestoso. Ele retorna ao Nova Venécia, do Espírito Santo, time pelo qual estava emprestado até o fim da Série B. O time capixaba disputa a Série D.

Para suprir a dispensa de Fabrício, o zagueiro Luanderson, de 28 anos, foi integrado oficialmente ao elenco da equipe profissional da Ponte Preta. Contratado em março deste ano, ele vinha treinando junto com a equipe de aspirantes da Macaca.