Três dias após conquistar uma grande vitória sobre o Vasco no Majestoso, com festa da torcida e recorde de público, a Ponte Preta viveu uma noite amarga e fechou a semana do aniversário de 122 anos com derrota por 2 a 1 para o Brusque, na noite desta sexta-feira (12), no estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina, pela 24ª rodada da Série B.
O atacante Alex Sandro abriu o placar para a equipe catarinense no último minuto do primeiro tempo, mas o inspirado meia Elvis deixou tudo igual para os visitantes no início da etapa complementar. Faltando cinco minutos para o fim do tempo regulamentar, Thiago Alagoano decretou a vitória do time de casa.
O duelo ficou marcado pela grave lesão do meia-atacante pontepretano Éverton, que saiu de campo chorando de ambulância no início do primeiro tempo, após prender a perna no gramado e sofrer uma fratura no tornozelo em um lance de muita infelicidade.
Com o resultado negativo, a Ponte Preta voltou a conhecer o sabor da derrota após três jogos e permanece na 11ª colocação, com 29 pontos. A equipe alvinegra pode até perder duas posições até o fim da rodada e ver a distância para a zona de rebaixamento cair de seis para três pontos, mas sem nenhum risco de entrar na degola, até mesmo ao fim da próxima rodada.
Já o Brusque se reencontrou com a vitória após sete jogos de jejum, com seis empates e duas derrotas. A equipe comandada pelo técnico Luan Carlos chegou aos 28 pontos e assumiu a 13ª colocação provisória, abrindo cinco pontos de folga para o Z4.
Agora, a Ponte Preta desfrutará de uma semana inteira de descanso e treinamento até a chegada do clássico campineiro do returno contra o Guarani. O Dérbi 204 acontece no próximo dia 20 de julho (sábado), às 11h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A Macaca não terá nenhum desfalque por suspensão.

O jogo
Logo aos 14′, uma imagem muito forte, digna de pesadelo para qualquer atleta. Na tentativa de evitar a saída da bola pela linha lateral, em lance de disputa com Zé Mateus, Éverton prendeu a perna no gramado e as câmeras mostraram o seu tornozelo esquerdo saindo do lugar.
Em completo desespero diante da situação, Éverton deixou o campo de ambulância e deve ser desfalque pelo resto da temporada para o técnico Hélio dos Anjos.
Em um primeiro tempo para ser esquecido, a Ponte Preta começou a partida perdendo o meia-atacante Éverton de uma das piores maneiras possíveis: fratura no tornozelo.
Um dos sete reforços contratados pela Ponte Preta na atual janela de transferências, Éverton havia estreado na semana passada e atuava pela segunda vez consecutiva como titular, apenas em seu terceiro jogo com a camisa da Ponte Preta.
“Na radiografia realizada no meia-atacante Everton, foi constatada uma fratura fechada no tornozelo esquerdo do atleta. O jogador, que está acompanhado por Caio Bueno, fisioterapeuta do departamento medico do clube, retornará com o elenco para Campinas e passará por novos exames. Mais detalhes sobre os procedimentos adotados e de recuperação serão dados ao longo da semana”, informou a Ponte Preta, em nota divulgada logo após a partida.
Após o trauma da lesão de Éverton, os jogadores da Ponte Preta pareceram ter se estabilizado em campo e a equipe não conseguiu ameaçar nenhuma vez o gol adversário até o fim o primeiro tempo.
Aos 27′, após cobrança de falta pelo lado direito de Airton, a bola atravessou a área e Léo Naldi mandou contra as próprias as redes, mas o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, membro do quadro da FIFA, apitou antes e assinalou falta de Wallace em cima de Caíque França, que havia saído do gol sem conseguir socar a bola.
Aos 31′, Airton percebeu o goleiro pontepretano um pouco adiantado e soltou a bomba de muito longe, mas a bola explodiu no travessão. Aos 45′, no entanto, a Macaca não escapou de sair atrás do placar em belo chute colocado no ângulo de Alex Sandro, recebendo devolução de passe de Fernandinho.
Depois de perder um pênalti na rodada passada, na derrota por 1 a o sobre o CSA, Alex Sandro marcou apenas pela terceira vez na Série B, mas chegou aos 13 gols na temporada e se isolou como artilheiro do Brusque em 2022. Um destes saiu na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, na abertura da Série B.
Sem criar nenhuma chance de perigo no primeiro tempo, a Ponte melhorou na etapa final e o meia Elvis precisou balançar as redes duas vezes para valer apenas uma. Após ter um gol anulado por impedimento logo aos 9′, ele cabeceou para o fundo das redes aos 18′, aproveitando desvio de Léo Naldi, após cruzamento pela direita.
Em seu quarto jogo com a camisa da Ponte Preta, Elvis marcou o seu segundo gol e agora possui participação direta ou indireta em todos os últimos oito gols da equipe. Número impressionante.
No entanto, aos 39′, Thiago Alagoano acertou um chutaço da entrada da área, aroveitando ajeitada com açúcar de Crislan, após sobra de cruzamento. Caíque França ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar a derrota pontepretana em uma noite de grande prejuízo.
FICHA TÉCNICA:
Brusque (2): Jordan; Zé Mateus, Éverton Alemão, Wallace Reis e Airton (Alex Ruan); Rodolfo Potiguar, Wagner Balotelli e Álvaro (Gabiel Taliari); Alex Sandro (Paulo Baya); Patrick e Fernandinho (Crislan). Técnico: Luan Carlos.
Ponte Preta (1): Caíque França; Igor Formiga, Mateus Silva, Guilherme Souza e Artur (Jean Carlos); Wesley Fraga (Luiz Felipe), Léo Naldi, Wallisson (Nicolas) e Elvis (Léo Santos); Éverton (Fessin) e Lucca. Técnico: Hélio dos Anjos.
Gols: Alex Sandro (BRU), aos 45′ do 1º tempo; Elvis (PON), aos 18′, e Rodolfo Potiguar (BRU), aos 39′ do 2º tempo.
Local: Estádio Augusto Bauer, Brusque (SC).
Público: 1.579 torcedores, no total.
Renda: R$ 37.600,00.
Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães (SC) – FIFA.
Cartões amarelos: Zé Mateus (BRU); Guilherme Souza e Nicolas (PON).











