PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Centenário: livro traça paralelo entre atuação da Acic e o desenvolvimento de Campinas

Publicação está sendo lançada nesta sexta (9) e estará disponível para consulta nas principais bibliotecas da cidade, além de poder ser acessado gratuitamente no site da Associação

Redação Por Redação
9 de setembro de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Centenário: livro traça paralelo entre atuação da Acic e o desenvolvimento de Campinas

Fotos: Divulgação

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) lança na noite desta sexta-feira (9) o livro “Acic – Há 100 anos sempre à frente do seu tempo”. A publicação é comemorativa ao centenário da Associação, completado em 21 de novembro de 2020. A obra, com capa dura e edição limitada a mil exemplares, tem 194 páginas divididas em sete capítulos que se encerram no mês em que a entidade completou seus 100 anos. A presidente da Acic, Adriana Flosi, assina a apresentação e explica que o projeto foi concebido para servir de referência sobre a importância da Associação no contexto da história de Campinas e do comércio da cidade.

“Foi traçado um paralelo entre os fatos marcantes sociais, políticos, econômicos e culturais, tanto a nível nacional como internacional, que impactaram as transformações do município desde que este era um bairro rural da Vila de Jundiaí, até a sua consolidação como polo de tecnologia e inovação. A Acic, enquanto principal interlocutora dos setores econômicos junto ao poder público e à comunidade, foi protagonista nesse processo de transformações, desde o abrir e fechar das primeiras pesadas portas de ferro das lojas na cidade, até a transformação digital dos negócios e a consagração do comércio eletrônico, em funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirma Adriana.

O livro estará disponível nas principais bibliotecas de Campinas e também no site da entidade , na versão digital, a partir da terceira semana de setembro.

Foram necessários mais de dois anos de pesquisas documentais, bibliográficas e de imagens, além de entrevistas, para compor a publicação, recheada de fatos interessantes sobre a atuação da Acic, que vai além de representar os setores econômicos. Um exemplo foi o uso dos primeiros computadores da Associação nas eleições de 1982. Por meio deles, Campinas foi a única cidade do País a contar, naquele ano, com um serviço de informática na divulgação dos votos apurados para prefeito e governador.

A jornalista Valéria Forner assina os textos e a edição. Valéria tem em seu currículo passagens por veículos de comunicação como o jornal Correio Popular e a revista Metrópole, ambos em Campinas, além de ter editado livros publicados pela editora Terra da Gente, entre eles “A vida dos peixes em Fernando de Noronha”, de João Paulo Krajewski e Ivan Sazima, e “Asas da vida”, de Ciro Porto.

A narrativa discorre em ordem cronológica e é acompanhada por elementos, imagens de época e linhas do tempo. O projeto gráfico, de autoria de Charles Souza Leite – que também responde pela criação da capa –, acompanha a evolução do tempo, partindo de tons neutros e fotos em sépia, ou em preto e branco, até chegar a cores fortes em sintonia com as fotografias coloridas, nos capítulos finais.

O prefácio é assinado por Guilherme Afif Domingos, ex-assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes. Afif foi presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, da Associação Comercial de São Paulo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de ter sido vice-governador de São Paulo.

 

Adriana Flosi, presidente: “Acic foi protagonista nesse processo de transformações de Campinas – Foto: Tatiana Ferro/Divulgação

Acontecimentos e prosperidade

O livro “Acic – Há 100 anos sempre à frente do seu tempo” é dividido em seis capítulos. O capítulo I, de 1774 a 1919 aborda a sucessão de acontecimentos de prosperidade que ocorreram em Campinas, do ciclo da cana-de-açúcar, à do café, até chegar ao núcleo urbano inicial da cidade, formado no entorno da atual Praça Bento Quirino, onde localizavam-se os poderes religioso, administrativo e judiciário da cidade. A inauguração da Companhia Paulista de Estradas de Ferro unindo Campinas a Jundiaí foi um destes acontecimentos. A epidemia da febre amarela, que dizimou a população e conteve os ideais de modernização da cidade, no final do século XIX, alçando, posteriormente, Campinas a “cidade-Fênix” por seu renascimento após o flagelo, também são apresentadas neste capítulo.

Já o capítulo II, de 1920 a 1939, é focado na economia durante a primeira guerra mundial. Desta vez, ganha destaque a criação do Centro Comercial de Campinas, em 21 de novembro de 1920, no Salão Nobre da Sociedade Luís de Camões, por iniciativa de um grupo de empresários da cidade e com a participação de 121 comerciantes. Tempos depois, com o nome alterado para Associação Comercial de Campinas, a entidade inaugurou a sua primeira sede social, no andar superior da Casa Cristofani. Ainda compõem o capítulo, a queda da Bolsa de Valores de Nova York e a Grande Depressão, a revolução Constitucionalista de 1932 e o início da industrialização na cidade, entre outros acontecimentos importantes.

A fase de 1940 a 1959 é tratada no capítulo III, onde ocorreram grandes conquistas em panoramas turbulentos. São citados o Estado Novo no Brasil, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pelo governo de Getúlio Vargas, até a construção de Brasília. Em Campinas, é elaborado o primeiro Código de Construções para definir o novo perímetro urbano e reger as especificações de edificação na cidade. Nesta fase, a Acic inaugurou o seu edifício-sede, na Rua José Paulino, no centro da cidade.

 

Foto: Reprodução

O capítulo IV, de 1960 a 1979, já se desenvolve por conta da vocação metropolitana de Campinas, com o crescimento de sua população, que chega a alcançar o dobro da média nacional, o fim dos bondes elétricos e a inauguração do Aeroporto Internacional de Viracopos, fato que resultou na remodelação do transporte aéreo no Estado de São Paulo. É neste capítulo que o comércio varejista se destaca por registrar um crescimento expressivo, de 53%, no número de estabelecimentos, e que a Rua Treze de Maio passa a ser um dos pontos mais disputados pelos comerciantes na área central, abrigando lojas tais como Americanas e Muricy, entre outras. Foi, também, neste período que a ACIC inaugurou em sua sede um escritório da Bolsa de Valores, com a participação de diretores do Banco Central e membros do Conselho de Administração da BV de São Paulo.

Sobre o período de 1980 a 1999,  no capítulo V, são narrados fatos “dos caminhos de ferro à fibra óptica”, como consta no livro. Fatos como a campanha das Diretas Já, a redemocratização do Brasil e as implantações dos Planos Cruzado e Real são relatados neste capítulo. Já, em Campinas, os destaques são as inaugurações do Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite (NMA), hoje Embrapa Territorial e do Shopping Iguatemi, entre outros, além da implantação do sistema Rótula para ordenar o fluxo de veículos na área central de Campinas.

Nesta mesma época, a Acic, à frente das demais associações comerciais do Brasil, instala um computador na sua sede, após anos de tratativas envolvendo a IBM, e cria o seu setor de processamento de dados e também passa a contar com um posto da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

O capítulo VI, referente aos anos de 2000 a 2019, aborda a criação da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o envolvimento da entidade nos debates sobre a aplicação dos recursos a ela destinados como, por exemplo, saneamento básico, logística de transporte, entre outros temas pertinentes ao desenvolvimento dos municípios. A Associação, além de seguir em sua missão de porta-voz dos setores econômicos, passando a contar com uma parceria com a Boa Vista -SCPC, empenhou-se, nesta época, em projetos de restauração e revitalização de áreas públicas e patrimônios arquitetônicos de Campinas, como o chafariz da Praça 9 de Julho, o relógio da Estação Cultura, o Palácio da Mogiana e a Rua Treze de Maio.

Foi neste período, também, que a Acic, em seus 90 anos de fundação, quebrou paradigmas e elegeu a sua primeira presidente mulher, Adriana Flosi, dando início a um processo de reestruturação, tanto de gestão profissionalizada como física, em seu edifício-sede. São destacados no capítulo, os eventos e as ações, como os programas de capacitação, as ferramentas para controle de custos e outros “alinhados às transformações da sociedade no novo século e aos avanços tecnológicos, forças motrizes do conhecimento e do desenvolvimento”, conforme descrito pela autora.

O ano do centenário, 2020, mereceu um capítulo só seu, o VII. Neste ano, Campinas foi elevada a metrópole, as maiores operadoras de telefonia celular no Brasil iniciaram os testes da tecnologia de quinta geração e foi criado o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Mas a essência do capítulo é a identidade centenária da Acic, a transformação digital da entidade, a adaptabilidade diante da Revolução 4.0 e, principalmente, a partir da pandemia da Covid-19.

O fato, que alterou comportamentos no mundo todo, é descrito a partir do período da decretação da pandemia, em março de 2020, até novembro do mesmo ano, quando iniciavam-se os testes das vacinas contra o coronavírus, sinalizando um cenário pós-pandêmico desafiador, que fará parte do próximo capítulo da entidade rumo aos 105 anos.

 

 

 

 

Tags: AcicCampinascentenáriocomércioHora CampinaslançamentolivroMemóriaobraserviços
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Graffiti inspirado nas andorinhas de Campinas é inaugurado em escola pública
Cidade e Região

Graffiti inspirado nas andorinhas de Campinas é inaugurado em escola pública

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Tirolesa do Taquaral funciona todos os dias a partir desta segunda-feira
Cidade e Região

Tirolesa do Taquaral funciona todos os dias a partir desta segunda-feira

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Unicamp encerra 2ª fase do Vestibular 2026 com 8,9% de abstenção; lista de aprovados sai em janeiro

Unicamp encerra 2ª fase do Vestibular 2026 com 8,9% de abstenção; lista de aprovados sai em janeiro

1 de dezembro de 2025
Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

1 de dezembro de 2025
Trajetos de linhas de ônibus que passam na região do Alphaville mudam a partir desta segunda

Trajetos de linhas de ônibus que passam na região do Alphaville mudam a partir desta segunda

1 de dezembro de 2025
Deputado Jonas Donizette reúne lideranças de SP em megaencontro em Campinas

Deputado Jonas Donizette reúne lideranças de SP em megaencontro em Campinas

1 de dezembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.