PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Corporativas

Setor automotivo apresenta cenários para o pós-pandemia

DINO Por DINO
26 de setembro de 2022
em Notícias Corporativas
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Setor automotivo apresenta cenários para o pós-pandemia

Isolamento social, home office, queda nas viagens de turismo, redução no uso de veículos, câmbio desfavorável, o fechamento de fábricas e a escassez de componentes nas indústrias – esses foram alguns dos impactos causados pela COVID-19 e tiveram reflexo tanto na venda de automóveis, quanto de peças de fabricação e reparo. Um estudo global da consultoria KPMG, realizado em 2021, aponta que as perdas das montadoras por causa da escassez de componentes, devido à COVID-19, já somam US$ 100 bilhões. Como resultado desses efeitos, o setor automotivo passa por uma transformação nos modelos de negócios e tem mostrado cada vez mais preparo para inovar e crescer durante a retomada econômica.

Na edição de 2022 do Relatório da Frota Circulante, elaborado pelo Sindipeças/Abipeças, concluiu-se que, de maneira geral, o mercado de vendas de veículos novos deve crescer relativamente pouco nos próximos anos. Ou seja, com um menor índice de compra, o que aumenta é a frota de veículos usados e que não serão substituídos por novos modelos.

Marcelo Lisboa, proprietário da Lisboa Centro Automotivo em Porto Alegre, destaca que diante desse cenário, existem duas situações com grande potencial para o mercado automotivo: o de manutenção veicular e o de reposição de peças. Considerando que carros mais antigos, normalmente, necessitam de revisões e manutenções com mais frequência.

Outro setor que terá um crescimento significativo nos próximos anos é o da mobilidade elétrica. No caso dos veículos híbridos e/ou elétricos, embora a quantidade ainda seja irrisória, estima-se que atualmente o Brasil tenha uma frota de aproximadamente 100 mil veículos elétricos em circulação.

De acordo com o relatório “O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo“, divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em parceria com a Boston Consulting Group – BCG, traçou alguns possíveis cenários para o Brasil, considerando o segmento como um todo e as políticas públicas já existentes com relação a descarbonização. Em um deles, caso o país siga no ritmo atual de crescimento, a participação em vendas de veículos elétricos pode atingir a marca de 12% a 22%, em 2030, e de 32% a 62% em 2035. Diante disso, montadoras globais já têm se movimentado para adequarem-se a um padrão mais sustentável.

Tecnológica nas oficinas mecânicas

Com a baixa quantidade de novos veículos circulando, a tendência é que venha a ocorrer o que é chamado de “envelhecimento da frota”. A preferência pelas oficinas independentes aumenta junto com a idade dos automóveis. De acordo com o Sindirepa, mais de 90% dos consumidores escolhem esse serviço após o vencimento do prazo de garantia do fabricante do veículo.

“As oficinas precisam acelerar o processo de modernização e investir em tecnologia e infraestrutura, para suprir a demanda crescente na reparação automotiva e acompanhar a entrada dos veículos elétricos”, completa Marcelo Lisboa.

Soluções digitais para oficinas mecânicas

De acordo com o empresário, antes da pandemia de Covid-19, muitas pequenas e médias empresas do setor de reparação automotiva estavam satisfeitas apenas em ter a presença de sua marca on-line, normalmente com sites e contas de mídia social, sem tirar o máximo proveito do que o espaço digital tinha a oferecer. “No entanto, a crise desencadeou uma mudança de paradigma e obrigou as empresas a irem além do básico, e utilizarem a tecnologia para sobreviver”.

Resultado disso, segundo Marcelo Lisboa, mais empresas estão começando a ver o potencial de construir uma marca forte no digital, mesmo passada a fase mais crítica da pandemia. “O que permite maior relacionamento e engajamento do consumidor, criando relacionamento com a marca”.

Tags: DinoHora Campinasnotícias corporativassetor automotivo
CompartilheCompartilheEnviar
DINO

DINO

Notícias Relacionadas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022
Notícias Corporativas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos
Notícias Corporativas

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

3 de abril de 2023

Bain Capital adquire Evident: parceria irá acelerar o crescimento e a inovação futuros

3 de abril de 2023

Wärtsilä assina contrato de longo prazo de Operações e Manutenção com a concessionária brasileira Rio Amazonas Energia

2 de abril de 2023

FreeCô investe na maior campanha da sua história

1 de abril de 2023
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.