O ano de 1981 possui um lugar bastante especial na memória do torcedor pontepretano. E não é para menos, afinal há 41 anos a Macaca viveu aquela que é considerada a melhor temporada de sua história, com destaque especial para a façanha de terminar entre as três melhores equipes do Campeonato Brasileiro, como nunca antes havia conseguido e jamais repetiu desde então.
Em tempos onde o certame nacional abria o calendário do futebol brasileiro, a Macaca iniciou aquela histórica campanha de forma frustrante, com duas goleadas sofridas em seus dois primeiros jogos fora de casa (4 a 2 para o Internacional, em Porto Alegre, e 5 a 1 para o Bangu, no Rio de Janeiro). Mas as coisas rapidamente entraram nos trilhos.
No dia 1º de fevereiro de 1981, a Ponte Preta derrotou o Londrina por 1 a 0, na primeira vitória de sua história no Estádio do Café, palco do duelo contra esse mesmo adversário, nesta sexta-feira (23), às 21h30, pela 31ª rodada da Série B.
O gol daquela vitória pontepretana sobre o Tubarão há quatro décadas, na região Norte do estado do Paraná, foi marcado pelo atacante Abel Ribeiro, que atuava como ponta.

Na ocasião, a Macaca era comandada pelo ex-lateral-direito Jair Picerni, à época técnico de primeira viagem, que havia acabado de pendurar as chuteiras, após fazer parte do lendário esquadrão alvinegro do fim dos anos 70.
Liderada dentro de campo pelo extraordinário meia Dicá, a Ponte Preta também contava com jogadores como o zagueiro Nenê Santana, atualmente auxiliar técnico fixo do clube, e o lateral-direito Édson Boaro, conhecido como Edson Abobrão, que hoje comanda a equipe sub-20 da Macaca.
Na fase decisiva, disputada em sistema de mata-mata, a Ponte Preta eliminou o Náutico nas oitavas de final e depois superou o Vasco da Gama nas quartas, antes de cair para o Grêmio na semifinal. O Tricolor Gaúcho terminaria como campeão daquele campeonato chamado de Taça de Ouro pela CBF.
A Ponte Preta até conseguiu derrotar o Grêmio por 1 a 0, em duelo que registrou o maior público da história do Estádio Olímpico, com 85 mil pagantes, mas o resultado não foi suficiente para levar a Macaca à inédita decisão, pois o Tricolor Gaúcho havia vencido a primeira partida por 3 a 2, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A equipe do técnico Ênio Andrade se sagrou campeã brasileira em cima do São Paulo.
Autor do gol da vitória pontepretana em Porto Alegre, de cabeça, o centroavante Osvaldo acabou se transferindo logo na sequência para o Grêmio, onde se sagraria campeão mundial com a equipe gaúcha.
Após a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta terminou aquela histórica temporada de 1981 com o vice-campeonato paulista – assim como havia acontecido em 1977 e 1979, o que voltaria a ocorrer em 2008 e 2017. Na oportunidade, a Macaca conquistou o primeiro turno da competição estadual graças à vitória por 3 a 2 sobre o maior rival Guarani, no estádio Moisés Lucarelli, em um dos maiores Dérbis Campineiros de todos os tempos.
Em dezembro, com a temporada encerrada para a equipe principal, os garotos da Macaca conquistaram o primeiro título do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com o centroavante Chicão sendo o artilheiro e o melhor jogador da competição, com cinco gols. Em 1982, ele marcou oito.
Ao todo, a Ponte Preta enfrentou oito vezes o Londrina em território paranaense, com três vitórias, quatro derrotas e um empate. Em suas duas últimas visitas ao Estádio do Café, a Macaca perdeu por 2 a 1, de virada, no ano passado, e venceu por 3 a 1 , em 2019, pela Série B.
Curiosamente, em fevereiro de 1978, o Londrina havia vivido o maior momento de sua história, alcançando as semifinais do Campeonato Brasileiro de 1977, após eliminar o Vasco, mesmo adversário que a Ponte Preta também superaria para chegar às semis do torneio em 1981. No entanto, assim como aconteceria com a Macaca, o Tubarão não conseguiu se classificar para a decisão.
Por uma coincidência do destino, o Vasco é a equipe que, neste momento, abre o G4 da Série B, com 48 pontos, seguido de perto pelo Londrina, que soma 45 e pode igualar a pontuação do Cruzmaltino, em caso de vitória sobre Ponte Preta. Com chances remotas de acesso, a Macaca precisa vencer o Tubarão para ainda sonhar em subir.
Confira abaixo a ficha técnica da primeira vitória da Ponte Preta sobre o Londrina no Estádio do Café, na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1981, em duelo válido pela 5ª rodada do Grupo A:
Londrina (0): Mauro; Luis Gustavo, Zequinha, Fernando Narigudo e Zé Antonio; Ramirez (Andrezinho), Alexandre Bueno e Cacau; Adalberto (Zé Dias), Paulinho e Nivaldo. Técnico: Valdir Espinosa.
Ponte Preta (1): Robinson; Édson Boaro, Rodinei, Nenê Santana e Odirlei; Zé Mário, Humberto e Dicá (Jorge Campos); Serginho, Osvaldo e Abel Ribeiro (Amauri). Técnico: Jair Picerni.
Gol: Abel Ribeiro.
Data: 1º de fevereiro de 1981 (domingo).
Local: Estádio do Café, Londrina (PR).
Público: 8.202 torcedores.
Renda: Cr$ 801.380,00.
Juiz: Valquir Pimentel.