A presença constante de Matheus Bueno no meio de campo bugrino nas últimas duas temporadas se tornará parte do passado a partir desse ano. Em um vídeo emocionante publicado nas redes sociais do Guarani, o volante se despediu do clube nesta quarta-feira (8). O jogador está a caminho do futebol japonês, onde defenderá o Shimizu S-Pulse, atual campeão da segunda divisão do país.
Apesar de passar pelo Brinco de Ouro em um período conturbado, marcado pelo rebaixamento do time à Série C do Brasileiro, Bueno conquistou o torcedor, que o consagrou. Ele foi o herói do último Dérbi.
Em sua mensagem de despedida, Bueno fez questão de lembrar do momento vivido em 20 de outubro de 2024. O belo gol que marcou garantiu a vitória bugrina no Dérbi 208 por 1 a 0 e a quebra de um tabu de 15 anos do Guarani sem ganhar da Ponte Preta no Moisés Lucarelli. O volante tatuou a comemoração na perna.
“O Guarani me acolheu como se fosse a minha casa e sempre terá um lugar especial na minha história, tanto que decidi eternizar esse clube na minha pele”, diz o jogador em um dos trechos da mensagem de despedida do vídeo.
Bueno chegou ao Guarani em abril de 2023 e em um período de um ano e oito meses fez 77 jogos pelo Bugre. “Fui muito feliz vestindo essa camisa pesada. Também vivi momentos difíceis, mas, mesmo diante das dificuldades, recebi apoio”, declarou.

O vídeo resgata uma declaração do companheiro Anderson Leite em uma reunião no vestiário na qual é lembrada a dedicação de Bueno ao clube, que fez questão de entrar em campo numa partida, mesmo após perder o irmão na véspera. O jogo foi contra o CRB em 14 de outubro do ano passado e o Guarani venceu por 2 a 1, no Brinco.
“Podem ter certeza de que em todos os dias que estive aqui dei a minha vida pelo Guarani. Deixo o clube com o sentimento de gratidão. Até um dia”, encerra o jogador de 26 anos.
Bueno terá no Japão a sua segunda experiência no Exterior. Em 2022, o volante, que começou a carreira no Coritiba, defendeu o Gil Vicente, de Portugal. No Shimizu S-Pulse, ele deve encontrar os brasileiros Lucas Braga, Douglas Tanque e Carlinhos Júnior, atacantes que foram destaques na campanha do título do clube. Ao anunciar o novo reforço, o Shimizu enalteceu as qualidades do ex-bugrino em publicação no site oficial.

“Possui excelente senso ofensivo e consegue jogar com tranquilidade mesmo sob pressão do adversário, e seus passes longos e curtos de pé direito, que podem mudar muitas situações, são dignos de atenção. Além disso, sua força defensiva fará dele um jogador indispensável da equipe. Embora a chegada tenha atrasado devido à emissão do visto, ajudaremos o atleta a se acostumar com o time e o futebol japonês o mais rápido possível. Gostaríamos de pedir a todos os nossos fãs e apoiadores uma recepção calorosa e seu apoio contínuo. Matheus, bem-vindo ao Shimizu S-Pulse e vamos lutar juntos.”
Outro jogador que o Guarani negociou com o futebol japonês nesse início de temporada foi João Victor. O Tukushima Vortis terá o atacante por empréstimo, com opção de compra ao final do contrato.