Morreu na segunda-feira (8), aos 73 anos, a atriz e cantora britânica Olivia Newton-John, vítima de um câncer de mama contra o qual lutava desde 1992, portanto há exatos 30 anos. “A Dama Olivia Newton-John faleceu pacificamente em seu rancho no sul da Califórnia, cercada por familiares e amigos”, informou comunicado divulgado por meio das redes sociais da estrela, que recebeu o título de Dama do Império Britânico, em 2019.
Com mais de 20 discos gravados e 100 milhões de cópias vendidas, além de participação em quase uma dezena de filmes que somam cerca de meio milhão de dólares de bilheteria, Olivia Newton-John ganhou fama mundial ao interpretar a personagem australiana Sandy Olsson, par romântico de Danny Zuko, interpretado pelo ator John Travolta, com quem dividiu protagonismo no filme “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, lançado em 1978, pelo diretor de primeira viagem Randal Kleiser, responsável depois pelo sucesso “A Lagoa Azul”, em 1980.
Com orçamento de US$ 6 milhões, “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978) arrecadou mais de US$ 395 milhões no mundo inteiro, tornando-se na época o filme musical de maior bilheteria de todos os tempos.
Com trilha sonora marcante, “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” chegou aos cinemas brasileiros em outubro de 1978, quatro meses após a estreia oficial nos Estados Unidos. O filme foi assistido por milhões de espectadores, muito deles apaixonados, como o cantor Durval de Lima, o Xororó, da famosa dupla sertaneja “Chitãozinho & Xororó”, e sua esposa, a empresária e produtora Noely Pereira de Lima, casados há 41 anos, que iniciavam ali o namoro que resultaria na troca de alianças em 1981.

Dois anos depois do matrimônio, o casal Xororó e Noely não hesitou em homenagear a personagem de Olivia Newton-John em “Grease – Nos Tempos de Brilhantina”, batizando a primogênita como Sandy Leah Lima, nascida no dia 28 de janeiro de 1983, em Campinas. Mal sabiam os pais que ela também viria ao mundo para brilhar nos palcos e se tornar uma estrela, com mais de 20 milhões de discos vendidos.
“Meu pai pegou na mão da minha mãe pela primeira vez assistindo ao filme. Não tiveram dúvida quando ela engravidou. Colocaram o nome para homenagear esse dia em que eles começaram a namorar”, revelou a cantora campineira Sandy, em entrevista concedida em 2015, nos bastidores do programa de televisão Superstar, antigo show de talentos da Rede Globo, transmitido entre 2014 e 2016, do qual ela era uma das juradas.
Durante a infância e juventude, Sandy integrou a dupla musical mirim “Sandy & Júnior”, verdadeiro fenômeno da música popular brasileira, com quem formou durante quase 20 anos, entre 1991 e 2007, ao lado do irmão mais novo, Durval de Lima Júnior, conhecido no meio artístico como Júnior Lima, nascido em 11 de abril de 1984, também em Campinas.
Confira abaixo apresentação de “Tô Ligado Em Você”, canção-título do terceiro álbum de estúdio de “Sandy e Júnior”: versão em português de “You’re The One That I Want”, que compõe a trilha sonora de “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, com Olivia Newton-John e John Travolta:
https://youtu.be/WVW7ZOOsQ7Q
Inspiração musical
Em entrevista à revista musical norte-americana Billboard, publicada na edição de 5 de dezembro de 1998, a cantora Sandy apontou Olivia Newton-John como uma de suas maiores inspirações no mundo artístico.
“Nós começamos com o sertanejo, mas conforme fui crescendo, passei a me interessar mais pelo estilo de cantoras como Whitney Houston, Olivia Newton-John e Mariah Carey, então comecei a inserir canções românticas”, afirmou Sandy, chegando ao auge do estrelato.
Em outubro de 1999, menos de um ano após a publicação dessa entrevista, “Sandy & Júnior” lançaram o álbum “As Quatro Estações”, que representa o trabalho comercialmente mais bem-sucedido da dupla, com cerca de 2,8 milhões de cópias vendidas e certificado com diamante duplo.
O disco, com altas doses de pop romântico, marcou a estreia de Sandy como compositora na canção homônima “As Quatro Estações” e também na faixa “Olha o Que o Amor Me Faz”.
Nova turnê
À beira dos 40 anos, dos quais os últimos 15 em carreira solo, Sandy retornou aos palcos na última sexta-feira (5), na casa de espetáculos Red Eventos, em Jaguariúna, na região de Campinas.
Foi a simbólica pré-estreia da turnê “Nós, Voz, Eles 2”, a primeira da cantora desde o início da pandemia de Covid-19. A última havia sido em 2019, quando reviveu os tempos de “Sandy & Júnior”, retornando à estrada com o irmão para a turnê comemorativa “Nossa História”, repleta de nostalgia.
A nova turnê de Sandy passa por 13 cidades de nove estados brasileiros. A estreia oficial acontece no próximo dia 18 de agosto, no Espaço Unimed, em São Paulo. Para mais informações, acesse o site oficial da cantora: www.sandyoficial.com.br.
Por meio de seu perfil oficial nas redes sociais, Sandy se manifestou sobre a morte de Olivia Newton-John: “A Olívia Newton-John foi uma grande referência na minha infância. Inclusive, meus pais escolheram meu nome por causa da personagem Sandy, do filme ‘Grease’ […] Meu eterno carinho e admiração por essa grande artista. Que ela esteja em paz”.

Confira abaixo, na íntegra, o comunicado da morte de Olivia Newton-John, publicado ontem pelo marido John Easterling por meio do perfil oficial da atriz e cantora nas redes sociais:
“A Dama Olivia Newton-John (73) faleceu pacificamente em seu rancho no sul da Califórnia nesta manhã [08/08], cercada por familiares e amigos. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da família durante este período muito difícil.
Olivia tem sido um símbolo de triunfos e esperança por mais de 30 anos compartilhando a sua jornada com o câncer de mama. Sua inspiração de cura e experiência pioneira com plantas medicinais continua com a Olivia Newton-John Foundation Fund [Fundo da Fundação Olivia Newton-John, em tradução para português], dedicada à pesquisa de plantas medicinais e câncer. Em vez de flores, a família pede que qualquer doação seja feita em sua memória para a @onjfoundation.
Olivia deixa seu marido John Easterling; filha Chloe Lattanzi; irmã Sarah Newton-John; irmão Toby Newton-John; sobrinhas e sobrinhos Tottie, Fiona e Brett Goldsmith; Emerson, Charlie, Zac, Jeremy, Randall e Pierz Newton-John; Jude Newton-Stock, Layla Lee; Kira e Tasha Edelstein; e Brin e Valerie Hall”.