Se você gosta de futebol e ainda não assistiu ao filme “A Última Transmissão: O Adeus de Brasil de Oliveira”, não pode perder essa oportunidade. O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibe na noite desta terça-feira (15), a partir das 19h, o curta-metragem dirigido pela cineasta Helen Quintans, em seu primeiro trabalho como diretora, com roteiro e produção de Flávio Carnielli.
A projeção ocorre na Sala Gláuber Rocha, espaço que fica no térreo do Palácio dos Azulejos, sede do MIS Campinas, no centro da cidade, com 72 lugares para acomodar o público. A entrada para a sessão é gratuita. O filme também está disponível na plataforma de streaming Box Brazil Play.
Lançado no ano passado, “A Última Transmissão” conta a história semificcional do último dia de vida do folclórico jornalista esportivo Brasil de Oliveira (1950-1996), que marcou a história do jornalismo e do rádio esportivo em Campinas. Trata-se de uma homenagem tanto ao personagem quanto à cidade de Campinas e ao futebol do interior. O protagonista da história é interpretado pelo ator Wander Moliani.
Contemplado pelo Proac 30/2020, o curta-metragem possui 15 minutos de duração e reproduz de forma semi-ficcional o último dia de vida do folclórico cronista esportivo Brasil de Oliveira, que marcou a história do jornalismo e do rádio em Campinas.
Totalmente ambientado na Campinas dos anos 90, o filme “A Última Transmissão” se passa em locais icônicos da cidade, como o Largo das Andorinhas, o bar Giovannetti, o Edifício Itaguaçu, a Igreja do Carmo e a Catedral Metropolitana. As gravações aconteceram em 2021.
O filme conta com a participação especial de grandes figuras da imprensa esportiva de Campinas, como Carlos Batista, José Arnaldo, Alberto César e Fernando César, que trabalharam com Brasil de Oliveira e o conheceram de perto.

Sobre o protagonista
Conhecido como Brasil de Oliveira, ou simplesmente “Brasa”, o jornalista Rodrigo Lagoa (São Paulo, 1950 – Campinas, 1996) foi um ícone da imprensa esportiva de Campinas e do estado de São Paulo.
Durante a carreira, Brasil de Oliveira trabalhou na Rádio Educadora (atual Bandeirantes) e na Rádio Central, em Campinas. Já na capital paulista, escreveu para os jornais “O Estado de S. Paulo” e “Jornal da Tarde”.
Vítima de um ataque cardíaco, ele faleceu precocemente em Campinas, aos 46 anos, no dia 10 de setembro de 1996, exatamente na data em que até 1999 se comemorava o Dia da Imprensa no Brasil.

Confira abaixo a ficha técnica do filme “A Última Transmissão – O Adeus de Brasil de Oliveira”:
Ano de lançamento: 2022
Gênero: Drama (digital 4k, cor)
Duração: 15 min
Sinopse: Amigos do futebol! Acompanhem o último dia da vida de Brasil de Oliveira, folclórico jornalista da cidade de Campinas. Conheçam a trajetória, os vícios, as paixões e os amores de quem “respirava futebol 24 horas por dia”! No dia 10 de setembro de 1996, o Dia da Imprensa, o Brasa fez sua última transmissão.
Direção: Helen Quintans
Roteiro, edição e colorização: Flávio Carnielli
Elenco: Wander Moliani (Brasil de Oliveira), Caio Magalhães (Ivo), Wagner Kampynas (Miguel), Nando Almeida (Victor), Gustavo Fraccaro (J.Mathias), Sebastião Polaco (Beto Zimmermenn) e Pedro Pauleey (Elias Cardoso).
Direção de Fotografia, Arte e Figurinos: Helen Quintans
Produção: Flávio Carnielli e Hamilton Rosa Jr.
Produção Executiva: Reginaldo Menegazzo.