Com previsão de tempo firme para o feriadão prolongado, abril termina como o segundo mais chuvoso desde 1996 em Campinas, segundo medições realizadas pelo Cepagri da Unicamp. O volume de chuva no mês atingiu a marca de 133,1 milímetros, atrás somente dos 163mm registrados em 2012. O volume também foi maior do que os dos meses de março (81mm) e fevereiro (118) deste ano, conforme o Cepagri.
Abril também chegou ao fim com temperaturas ligeiramente abaixo da média (impacto sobretudo das máximas mais brandas ao longo do mês). Nesta quarta-feira (30), o Cepagri registrou a menor temperatura do ano, de 14,9°C, às 5h40. A atuação da massa de ar frio, seco e estável manterá o tempo firme e com temperaturas amenas na região pelos próximos dias.
Para mês de maio, os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam temperaturas acima da média em grande parte do País. Para a Região Sudeste são previstas chuvas próximas ou abaixo da média.
O ar seco se estabelece no Brasil Central e favorece alguns períodos com forte elevação nas temperaturas na região. A partir da próxima semana, é esperado elevação de temperatura em Campinas, podendo ultrapassar os 30°C.
O Climatempo, porém, indica que as frentes frias no mês serão mais frequentes do que em 2024 e que maio de 2025 será menos quente e mais chuvoso do que no ano passado. Há expectativa de ao menos uma queda acentuada de temperatura no período.
Vale lembrar que, seguindo o recorde do planeta, que teve no ano passado o maio mais quente já registrado, maio de 2024 entrou para a história climática de São Paulo como o mais quente em 81 anos de medições do Inmet.











