“Transpor o Atlântico, mudar de hemisfério, me parecia algo muito distante. Mas o destino nos reserva surpresas. O objetivo deste livro é passar aos leitores fatos interessantes que aconteceram durante toda a viagem, mas, acima de tudo, oferecer dados históricos, informações relevantes e sacramentar a importância, vital, de viajar”.
Assim o acadêmico Odair Alonso define seu novo livro, editado pela Pontes, e que será lançado, em noite de autógrafos, na Academia Campinense de Letras, no dia 11 de julho, quinta-feira a partir das 18h, com entrada franca e traje casual.

A Felicidade Além do Atlântico é um livro composto por mais de 30 crônicas, e enriquecido com 100 fotos, além de ilustrações em suas cerca de 200 páginas. Na obra, o leitor viaja com o autor por Portugal e suas lindas cidades, em especial Lisboa, bem como pela Espanha, em especial por Madri.
Numa época de fim de ano, com frio intenso, o caminho percorrido durante o Natal e Ano Novo, reserva acontecimentos inesperados, alguns engraçados (como as malas de viagem, ou uma incrível e inesperada viagem de avião na Espanha com cobranças inacreditáveis), outros importantes como as amizades feitas especialmente em Lisboa e o conhecimento de obras maravilhosas, palácios, catedrais, lugares encantados (como a improvável Casa do Papai Noel) e castelos, pontos turísticos, comida, o carinho do povo e tradições dos povos ibero-lusitanos.
Além de relatar voo a voo, o autor nos brinda com trechos de muita emoção, como o encontro com uma brasileira, trabalhando num restaurante, em Madri, as praças de touros, as lágrimas ao conhecer um rio que seu professor, décadas atrás, descrevia nas aulas de história.
Sem falar de Fernando Pessoa, Picasso, a incrível Universidade de Coimbra, fundada 200 anos antes do descobrimento do Brasil, enfim detalhes que mostram a amplitude de conhecimentos que se adquire quando mudamos de hemisfério.

Sobre o autor
Odair Leitão Alonso é formado em Jornalismo e Relações Públicas pela PUC Campinas, pós-graduado em Jornalismo e Marketing pela Fundação Cásper Líbero. Membro da Academia Campinense de Letras, da Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG), membro do Instituto Histórico do Mucuri (MG), membro da International Writers and Artists Association de Ohio (EUA), da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências, a Palavra do Século 21 (RS).
É autor de “Sessenta crônicas de uma vida”, o primeiro livro que lançou. Recebeu vários prêmios e homenagens da Câmara Americana do Comércio, da Câmara Municipal de Campinas, da Editora Alpas (RS) e da Academia de Teófilo Otoni. Tem muitas crônicas premiadas em vários concursos nacionais e internacionais.






