A Secretaria de Saúde de Campinas e o Aeroporto Internacional de Viracopos promovem entre esta quarta-feira (16) e até sexta-feira (18) uma ação especial para vacinar a comunidade aeroportuária e a população geral.
O objetivo é atualizar as cadernetas de adultos com imunizantes previstos em calendário que protegem contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, difteria, tétano, febre amarela, gripe e covid-19.
A iniciativa contempla funcionários da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e de órgãos públicos atuantes no terminal, trabalhadores das companhias aéreas e prestadores de serviços. Os passageiros que desejarem também podem receber imunizantes.
Nos três dias o trabalho será realizado das 9h às 17h em três áreas do terminal:
Ponto 1 (comunidade aeroportuária): Corredor E8 – área pública do terminal de passageiros.
Ponto 2 (população geral): Sala ao lado da lotérica, no desembarque doméstico.
Ponto 3 (comunidade aeroportuária): Hall central do prédio administrativo, com base em sala no corredor de entrada para a alfândega de Viracopos.
A iniciativa conta com apoios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Romana Café.
“O aeroporto internacional é um território onde circulam pessoas de todo o mundo e, por isso, há um risco de exposição e transmissão de doenças controladas ou eliminadas em nosso país. Por isso, é importante que a comunidade aeroportuária mantenha a caderneta de vacinação atualizada. Além disso, é uma excelente oportunidade para viajantes”, explica a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Viracopos registrou 5,19 milhões de passageiros de janeiro a maio deste ano, um aumento de 8,14% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram 4,80 milhões.
O complexo aeroportuário tem quase 10 mil trabalhadores e reúne cerca de 400 empresas.
Para ser imunizado é preciso apresentar documento com foto e caderneta de vacinação (se tiver).