A expectativa do comércio da Região Metropolitana de Campinas (RMC) é positiva em relação à movimentação do final de ano. Projeção do departamento de economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) aponta para alta de 3,0% nas vendas relacionadas ao Natal deste ano em comparação com 2023. Os números mostram que a região deve movimentar R$ 6,97 bilhões no período.
Também há expectativa para alta na contratação de temporários, com a projeção de 13.602 novas vagas, um crescimento de 4,2% em relação às 13.050 contratações realizadas no mesmo período de 2023.
O crescimento já esperado por conta das festividades de final de ano e Black Friday é impulsionado ainda pela entrada dos recursos do 13º salário no último trimestre do ano, que tradicionalmente aumenta o poder de compra da população. O Natal é a data mais importante para o comércio brasileiro.
Natal Caminhos dos Sonhos 2024
A Acic promove, em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, evento especial de Natal com programação especial para os comerciantes da região central e dos bairros, visando impulsionar as vendas e a interação com os consumidores.
Com o tema “O Grande Presente para Campinas”, a programação deste ano terá início no dia 22 de novembro com o show de Natal nos bairros. A expectativa é de que o evento traga impacto econômico também com atração de visitantes, incentivando o comércio local e a geração de novos negócios.
“O Natal é uma época que desperta bons sentimentos, traz alegria, união, esperança. Além disso, do ponto de vista de negócios, é um bom momento para comerciantes e consumidores”, destaca Adriana Flosi, presidente da Acic.
Ela lembra que no ano passado mais de 40% dos participantes da programação visitaram o centro da cidade e o restante participou nos bairros, trazendo impacto positivo para o comércio.
Feriado de Finados
A Acic informou que o comércio da região Central terá funcionamento facultativo no feriado de Finados, neste sábado (2). Desta forma, a decisão de abrir o estabelecimento caberá ao lojista, seguindo normas pré-estabelecidas com o Sindicato dos Comerciários. O horário de funcionamento será das 9h às 17h.







