Nas últimas 72 horas, a chuva que caiu em Campinas chegou a 162,1mm, de acordo com o boletim divulgado pelo Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), atualizado nesta segunda-feira (3) à tarde. O índice supera, por exemplo, todo o acumulado de outubro de 2024, de 120mm. Considerando apenas o mês de fevereiro, o volume é de 63mm, quase o total de fevereiro de 2024, que foi de 68,6mm, segundo dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).
Campinas segue em Estado de Atenção devido ao volume de chuva, que deve se estender por mais dois dias, pelo menos.
A previsão do Cepagri para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) indica que as condições do tempo continuarão parecidas com os dias anteriores. Em Monte Mor, nas últimas 12 horas choveu 122mm. A cheia do Rio Capivari desalojou ao menos 250 famílias.
Para esta terça-feira (4), a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado. Embora a Zona de Convergência do Atlântico Sul já comece a se desconfigurar, ainda manterá sua influência na região, trazendo instabilidades e temporais. Chuvas mais leves podem ocorrer no período da manhã, sobretudo nas primeiras horas do dia.
As aparições do sol, embora ainda entre nuvens, deverão ser mais frequentes.
A tendência para a quarta-feira (5), segundo o Cepagri, é de céu parcialmente nublado, com tempestades a partir da tarde, em virtude do avanço de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis sobre o sudeste brasileiro, que deverá favorecer o desenvolvimento de nuvens na metade leste do estado. Embora os indicativos apontem para chuvas menos volumosas e mais isoladas, há o risco de severidade dos temporais.
Equipes seguem mobilizadas
A Prefeitura de Campinas mantém equipes de várias secretarias mobilizadas para atender ocorrências provocadas pelas chuvas. A força-tarefa, coordenada pela Defesa Civil, reúne as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab, e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar, caso necessário. São cerca de 450 pessoas envolvidas no esquema de prontidão.
É possível solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo telefone 199.
O telefone também pode ser contatado em caso de ocorrências que envolvam desalojamento ou impedimento de acesso à água sanitária. Se houve uma emergência, o contato deve ser com o 193 do Corpo de Bombeiros.
Confira nos números:
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito
Ligue 193 para situação de emergência

 
			 
					






















