Cadê o Alan Santos? Essa era uma pergunta recorrente entre os torcedores bugrinos durante o Campeonato Paulista. Uma das primeiras contratações anunciadas pelo clube para 2025, o experiente zagueiro de 34 anos esteve ausente dos primeiros jogos do ano em razão de uma lesão sofrida ainda na pré-temporada. Mas ele se recuperou e é hoje não somente o capitão como um dos jogadores mais importantes do time, que neste sábado (4) pode definir o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro no duelo decisivo contra o Náutico, no Brinco de Ouro. Afora isso, é ainda o artilheiro bugrino no quadrangular da Série C, com 2 gols marcados.
Na quarta-feira (1), Alan Santos falou sobre o ano, marcado pela superação não somente individual, mas também da equipe, que saiu da zona de rebaixamento da Série C e agora está próxima do acesso. Essa trajetória, o Guarani quer concluir com êxito, o que tornou essa semana diferenciada no clube.
“Agora, estamos diante de uma decisão que envolve o trabalho do ano todo e a conclusão do nosso grande objetivo, que é recolocar o clube na Série B”, disse Alan Santos em entrevista coletiva. “Estamos na semana mais importante da temporada”, resumiu.
Uma vitória aliada ao empate ou derrota do Brusque para a Ponte Preta, em Santa Catarina, também neste sábado, sela matematicamente o acesso do Guarani com uma rodada de antecedência.
“Foi um ano tenso, não tivemos um só momento para relaxar, e essa tensão só será liberada após alcançarmos o acesso”, comentou Alan Santos, referindo-se à sequência de decisões do Guarani, tanto na reta final da primeira fase para alcançar a classificação, quanto no atual quadrangular na busca pelo retorno à segunda divisão. “Estamos trabalhando forte para cumprir a nossa missão.”
Alan revelou frustração com o último resultado, principalmente da forma como aconteceu. Em Brusque, com polêmica de arbitragem, que expulsou o artilheiro Bruno Santos e marcou um pênalti duvidoso para os donos da casa, e gol sofrido nos acréscimos, o Guarani perdeu por 3 a 2. “Lamentamos muito, mas é página virada”, disse o capitão.
“Nosso foco está agora inteiro no Náutico.”
O zagueiro espera uma partida de xadrez neste sábado, já que o time pernambucano precisa somar pontos para se manter vivo. “Nós nos preparamos para encarar várias possibilidades de ação do adversário, mas vamos ver como eles vão se comportar para reagirmos da melhor maneira.”
O técnico Matheus Costa terá de fazer pelo menos uma mudança no time bugrino para o jogo deste sábado, às 17h, no Brinco. Expulso contra o Brusque, o atacante Bruno Santos terá de cumprir suspensão e Júnior Brandão é o substituto mais provável.











