Todo ano as cenas se repetem: enchentes em imóveis, quedas de árvores, avenidas e ruas alagadas, carros boiando e tragédias envolvendo raios e deslizamentos. O poder público, sobretudo nas regiões metropolitanas, tem desafio hercúleo nesta época, quando as chuvas torrenciais chegam com força de destruição.
O final da Primavera e o Verão são temporadas de risco para todos, dentro e fora de casa. Famílias que não vivem em áreas de risco podem, eventualmente, se verem em apuros voltando ou indo para um passeio se encontrarem uma inundação.
Populações ribeirinhas, aquelas que vivem próximas a rios e córregos, encaram dramas repetidos com a inevitável elevação do nível destes mananciais.
Por isso, a Defesa Civil mantém alertas constantes e divulga protocolos de ação quando a estação chuvosa chega. Dezembro marca o início das tradicionais chuvas de Verão, que se estendem até março de 2025.
VEJA DICAS DA DEFESA CIVIL
♦ Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
♦ Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea;
♦ Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina;
♦ Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
♦ Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;
♦ Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
♦ Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
♦ Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
♦ Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular;
♦ Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
♦ Evite tomar banho durante a tempestade.
Em emergências, contate a Defesa Civil (199), Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou Guarda Municipal (153). Proteja-se e colabore para um verão seguro.







