Aos 26 anos, Jemifer Cristina da Silva foi aprovada no curso de Engenharia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Formada em 2024 no curso de Segurança do Trabalho, ela credita parte dessa conquista ao apoio e à formação que obteve quando estudou no Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp).
Jemifer trabalhava como bombeira civil, mas sempre teve interesse pela área de Segurança do Trabalho. Foi essa vontade que a motivou a se inscrever no curso técnico gratuito do Ceprocamp.
O aprendizado e o apoio dos professores foram fundamentais para que ela decidisse continuar estudando. “Alguns professores te dão tanto apoio que você realmente se sente capaz de qualquer coisa”, diz.
Dois professores serviram de inspiração para que ela escolhesse em que área seguiria. “Eu tive muito apoio dos professores que eram engenheiros, principalmente do Edison Marcon e do João Paulo Defalco que involuntariamente me inspiraram a seguir nessa carreira”, revela.
O professor do Ceprocamp, Edison Marcon, destaca que os cursos são interdisciplinares, então trabalham com conteúdo de várias áreas e assim podem despertar nos alunos o gosto por várias funções. “Tivemos alunos que se identificaram na construção civil, indústria, ergonomia e outras. Esse conteúdo pode despertar nos alunos o gosto por várias funções”, explica.
Atualmente, Jemifer Cristina trabalha na área de Segurança do Trabalho e afirma que o Ceprocamp teve grande importância para seu desenvolvimento profissional. Após ser aprovada na Unicamp, ela diz que independentemente da idade é importante estudar.
“É clichê, mas estudem muito, o tempo vai passar de qualquer jeito e para quem não nasceu com grandes condições financeiras se não for pela sorte é a única forma e melhor forma de crescer”, complementa.
De acordo com o professor Edison, a importância de uma formação profissional no mercado de trabalho hoje é enorme, e lugares como o Ceprocamp são importantíssimos para esse desenvolvimento dos alunos: “Por sermos uma escola inclusiva, nossa missão é proporcionar aos alunos uma oportunidade de melhoria de vida e crescimento pessoal. O mercado busca estes profissionais, principalmente os competentes, e são estes que formamos”, pontua o docente.
O Ceprocamp é uma instituição que prioriza a formação pessoal e o crescimento profissional dos estudantes, veja alguns ex-alunos que foram aprovados em renomadas universidades públicas em 2025:
Franciele Neves Brito / Biologia- USP
Julia dos Santos Nascimento Vieira / Física- UFSCar
Marcela dos Santos Nascimento Vieira / Educação Física- UNICAMP
Jemifer Cristina da Silva / Engenharia de Transportes – Unicamp
Adriano Pires do Nascimento / Logística – Fatec
Maria Jose Ortega de Oliveira / Gestão Empresarial- Fatec







