Mais uma vez, os alunos do Ensino Médio da Escola Salesiana São José, de Campinas (SP), demonstraram que “voar alto” não é apenas figura de linguagem. Eles conquistaram medalha de ouro na Jornada Brasileira de Foguetes, realizada em setembro, repetindo a façanha dos dois anos anteriores e consolidando-se como referência em ciências experimentais e astronáutica escolar.
A conquista é resultado da participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), competição que desafia os alunos a elaborar, construir e lançar foguetes com materiais simples, como papel, garrafas PET e canudos, seguindo o regulamento oficial.
Neste ano, o prazo limite para os lançamentos foi em maio, quando também ocorreu a prova presencial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), composta por dez questões — sete de astronomia e três de astronáutica.
As equipes registraram os resultados de alcance dos foguetes na plataforma oficial da OBA/OBAFOG. E diante do grande número de inscritos e da ampla concorrência nacional, o feito dos alunos campineiros ganha ainda mais destaque.
Em reconhecimento ao excelente desempenho, as equipes da Escola Salesiana São José foram convidadas a participar da Jornada Brasileira de Foguetes 2025, em Barra do Piraí (RJ), local tradicionalmente sede do evento nacional promovido pela OBAFOG.
Durante a Jornada, os alunos e professores participaram de uma programação intensa, com palestras, oficinas práticas, observação astronômica, planetário itinerante e novos lançamentos de foguetes. E o resultado não poderia ser outro: as equipes da Escola Salesiana São José brilharam novamente, conquistando dois troféus de campeã e vivendo experiências únicas de aprendizagem científica e troca com estudantes e especialistas de todo o Brasil.
Três anos de sucesso e aprendizado
Com quatro troféus de campeã e um de vice-campeã acumulados nas últimas edições da Jornada, a Escola Salesiana São José reafirma seu compromisso com a formação científica e tecnológica dos jovens, estimulando a curiosidade e a experimentação.
“Mais do que uma competição, a Jornada de Foguetes e a OBAFOG estimulam o raciocínio científico, a criatividade, o trabalho em equipe e o gosto pela experimentação. Esse desempenho mostra o quanto nossos alunos estão comprometidos em aprender, na teoria e na prática”, destaca Carlos Eduardo Cedran de Paiva, coordenador pedagógico do Ensino Médio da Escola Salesiana São José.











