O segundo semestre letivo começa nesta quarta-feira (23) para os cerca de 69 mil alunos da rede municipal de ensino de Campinas. Destes, pouco mais de 50 mil estudantes – da pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – retornam às salas de aula após o recesso iniciado no último dia 10.
Já as creches municipais e conveniadas, que atendem aproximadamente 18,5 mil crianças de 0 a 3 anos, seguiram com o atendimento normalmente durante o período. Os alunos da rede retomam as atividades com os uniformes escolares já entregues para todas as unidades, informa a administração municipal.
Atualmente, a rede municipal conta com 178 escolas de Educação Infantil, 45 de Ensino Fundamental e 44 unidades colaboradoras (conveniadas à Secretaria Municipal de Educação).
Entre os principais eixos pedagógicos deste segundo semestre está o fortalecimento da Educação Antirracista, pauta que já integra a política educacional do município há mais de 20 anos, por meio do programa Memória e Identidade, Promoção da Igualdade e Diversidade (Mipid).
Neste ano, foi instituído o Programa de Educação para as Relações Étnico-Raciais (PRO-ERER), que se somará ao Observatório Mipid. O novo programa será responsável por formações continuadas dos profissionais da rede, além da curadoria de livros e materiais didáticos, oferta de cursos e outras ações formativas.
“Pelo fato de a questão racial ser muito complexa e envolver muitos atores, o Mipid ficou grande demais para funcionar apenas como um programa. A criação do PRO-ERER vem para potencializar essas ações”, explica a coordenadora do Mipid, Valéria Olímpio.







