Quatro locais de Campinas recebem nesta quinta-feira (16) uma série de ações de prevenção à febre maculosa. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) do município. Alunos da Instituição visitarão o Parque das Águas, Parque Jambeiro, Lagoa do Taquaral e Parque Linear Mingone com orientações sobre o combate à doença.
Os estudantes, que passaram por uma capacitação prévia junto ao DEVISA, vão percorrer os parques e manter contato com os frequentadores para distribuir materiais educativos e tirar as dúvidas sobre a doença, informando sobre a transmissão e sintomas, por exemplo.
A ação conta com a participação de 120 alunos do primeiro período e faz parte da extensão curricular do módulo de atenção primária à saúde, sob coordenação dos professores Giuliano Dimarzio e Ivana Daniela Cesar.
“Esta é uma ação que temos em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde há bastante tempo. E traz um impacto positivo na educação, saúde e na possibilidade de alertar a população sobre a importância da prevenção dessa doença”, destaca a professora Ivana.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Campinas, foram registrados, no ano passado, 20 casos de febre maculosa, incluindo sete mortes. Até o momento, não há casos confirmados em 2024.
A febre maculosa é uma doença grave, com alta letalidade, causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato-estrela. O período de incubação, desde a picada do carrapato até a manifestação dos sintomas, é de 2 a 14 dias.
O carrapato-estrela está presente em áreas com vegetação, especialmente onde há circulação de capivaras, cavalos e animais silvestres.







