O Ambulatório Transcender de Campinas, centro de referência para assistência integral à saúde da população transexual, alcançou em 2024 novo recorde na política de inclusão do SUS Municipal ao registrar 3,1 mil atendimentos, 7,1% a mais do que no ano anterior.
A unidade, criada pela Prefeitura em 2020, funciona no Centro de Saúde Santos Dumont, região do Jardim Itatinga, e atende pessoas transexuais, travestis e não binárias.
A equipe multidisciplinar reúne profissionais de diferentes especialidades que contribuem para o acolhimento especializado em processo trans na rede pública, incluindo médicos endocrinologista e ginecologista, além de assistente social.
Os atendimentos crescem gradativamente desde a abertura do ambulatório. Os dados de 2020 e 2021 podem ter sido influenciados pelo período mais letal da pandemia de covid-19.
Atendimentos
- 2020 – 1.187
- 2021 – 1.882
- 2022 – 2.675
- 2023 – 2.970
- 2024 – 3.181
“A equipe acredita que o crescimento de atendimentos é um reflexo multifatorial”, avalia a coordenadora do Ambulatório, Michele Cristina Leardini. “Maior acesso às informações pelas equipes, já que os profissionais do ambulatório fazem um trabalho de ir a outras unidades de saúde para uma construção compartilhada da oferta dos serviços, e maior apropriação e organização dos usuários através de uma comunicação orgânica entre eles”, explica.
O paciente Mariú Furlanetti tem 46 anos e é transmasculino não binário. Ele avaliou a importância do serviço para a família dele e demais usuários do Transcender.
“O ambulatório tem sido, para mim e meus filhos, um lugar de acolhimento, orientação e suporte para além da saúde enquanto pessoas trans. É de positivação de existência já que estamos no País que mais mata pessoas trans e esse contexto faz com que, por muitas vezes ao longo do dia e da vida, duvidemos da nossa própria legitimidade em existir. Por isso, a importância de políticas públicas para garantia de direitos e atendimento às demandas específicas da nossa população”, ressaltou.
Como ter acesso e o que está disponível?
O atendimento no Ambulatório Transcender ocorre mediante encaminhamento. Por isso, a pessoa precisa, inicialmente, procurar pelo CS de referência do bairro e solicitar:
- Atualização do Cartão Nacional de Saúde. Caso faça uso de nome social, é importante realizar a inclusão no cartão.
- Agendamento de consulta no Ambulatório Transcender.
Os serviços oferecidos são acompanhamento clínico, acompanhamento pré e pós-operatório e hormonioterapia. Em relação à terapia hormonal, o fornecimento das substâncias é de responsabilidade do Estado, que abastece o município trimestralmente. Mas a aplicação ocorre no próprio ambulatório e a unidade faz acompanhamento periódico de pacientes.
O ambulatório, assim como o CS Santos Dumont, fica na Rua José Pinto da Silva, 81, Jardim Itatinga. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (19) 3225-7145 ou por meio do e-mail saude.cssantosdumont@campinas.sp.gov.br.











