O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas iniciará o atendimento oncológico dermatológico e de intestino no próximo mês. Os novos serviços foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado, como parte do programa AME Oncologia para oferecer diagnóstico e tratamento nas unidades do estado.
Na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas, o projeto inclui atendimento oncológico dermatológico e de intestino também nas unidades de Amparo, Atibaia, Jundiaí e Santa Bárbara d’Oeste.
O AME oncologia foi lançado na última quarta-feira (22), com serviços de exames, consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia em algumas das unidades. Todos os encaminhamentos para tratamento se darão por intermédio da atenção primária.
Os municípios repassarão os casos à Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), que será responsável por promover a regulação para localizar a unidade de referência que garanta o atendimento.
Os AMEs de Taubaté, Itapetininga, Santo André, Dracena e Mogi das Cruzes são as primeiras unidades com atendimento integral a entrar em funcionamento no estado. Em alguns municípios do estado, o programa oferecerá também sessões de quimioterapia. A agenda exclusiva para o câncer de intestino será ofertada em 39 AMEs, dentre elas, as da DRS de Campinas.
A previsão é que 61 ambulatórios façam parte do programa até o final do ano. As unidades terão uma agenda exclusiva para o tratamento oncológico, com prazo reduzido de 90 para 45 dias, segundo o governo do estado, para o câncer de pele, e de 90 para 30 no câncer de intestino, com a oferta de colonoscopias.
O investimento do Governo do Estado nesta primeira fase do programa, que poderá ter o atendimento em quimioterapia estendido para outras unidades, é de R$ 4,5 milhões, com custeio anual previsto de R$ 50 milhões.











