Com 88 votos, o deputado André do Prado (PL) foi reeleito, neste sábado (15), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e segue à frente do maior Parlamento estadual da América Latina no biênio 2025-2026. O parlamentar teve como concorrente ao cargo a deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), que recebeu 4 votos.
Com a função de organizar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa, a Mesa Diretora da Alesp também contará com o deputado Maurici (PT), eleito 1º secretário, e com o deputado Barros Munhoz, (PSDB), escolhido 2º secretário.
Esta é a primeira vez que um chefe do legislativo estadual é reconduzido ao cargo na mesma legislatura, o que era proibido até uma mudança na Constituição de São Paulo. No entanto, está vetado um terceiro mandato consecutivo.
Quem é ele
André do Prado, de 55 anos, nasceu em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo, e é formado em Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Começou sua carreira política em 1992 na sua cidade de origem, onde foi vereador, secretário de saúde, vice-prefeito e prefeito. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, está no seu quarto mandato.







