13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

Anelo lança música com Susanna Stivali e envia à Itália no 10º ano da parceria com o Arcevia Jazz Feast

Desde 2015, o Anelo soma 35 participantes no festival italiano de música. Em 2025, cinco músicos do Anelo representam a organização campineira no festival internacional de jazz

Redação Por Redação
17 de julho de 2025
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Anelo lança música com Susanna Stivali e envia à Itália no 10º ano da parceria com o Arcevia Jazz Feast

“Fiz alguns shows com o Anelo, até dei aula lá, mas essa é a primeira vez que eu vou gravar uma música do fundador", conta Susanna Stivali. Foto: Claudio Alvin/Anelo

Em comemoração aos dez anos de parceria com o festival italiano Arcevia Jazz Feast, o Anelo, de Campinas, junto de Susanna Stivali, uma das artistas mais celebradas do jazz italiano e fã declarada da música brasileira, lança no dia 24 de julho (quinta-feira) o single ‘Mais nada’, uma composição inédita do músico Luccas Soares, tanto nas plataformas digitais do Anelo quanto da cantora.

O marco de uma década de parceria também será celebrado com o envio de cinco músicos da organização, entre professores e alunos, para representar o instituto na Itália, durante o evento, que será promovido de 27 de julho a 2 de agosto.

A participação de Stivali na produção da música ‘Mais Nada’  foi gravada durante turnê da artista pelo Brasil em junho deste ano. A interpretação da obra, em italiano, simboliza também a coroação de um laço afetivo criado entre Susanna e o instituto campineiro.

Em 2015, durante a primeira participação do Anelo no festival italiano, Luccas Soares conheceu Susanna Stivali, que desde então tem acompanhado de perto a atividade da organização, fazendo visitas regulares à entidade e  ministrando masterclasses durante o festival de música que acontece na sede do Anelo, no Jardim Florence, distrito de Campo Grande, periferia de Campinas.

Com carreira consolidada dentro e fora da Itália, a cantora, compositora e arte educadora já se apresentou por diferentes países da Europa, além de Estados Unidos, África do Sul, Moçambique, Tailândia e Indonésia. Em relação ao Brasil, porém, a ligação é mais que especial. No país, já gravou um álbum dedicado ao repertório de Chico Buarque (Caro Chico, 2015, Biscoito Fino, com a participação do próprio Chico) e com o grupo Trio Corrente.

“Os músicos de jazz gostam muito da bossa nova. Meu primeiro contato com as obras do Brasil foi com versões de cantoras de jazz como, por exemplo, Ella Fitzgerald, que fez um maravilhoso álbum cantando composições de Tom Jobim em inglês. Assim como a primeira vez que eu ouvi algo de Djavan foi em um projeto de Sarah Vaughan, cantando Djavan”, conta.

Com vontade de se aprofundar na cultura brasileira, Susanna passou a visitar o país há 15 anos, se motivou a ter aulas de percussão brasileira e passou a incorporar essa influência. “Nasceu aí um grande amor pela música brasileira. Descobri que não é só bossa nova, há um mundo de estilos. Todos os músicos do mundo deveriam estudar a música brasileira.”

O encontro com o Anelo, relembra, ocorreu na primeira participação do instituto no festival de Arcevia, em 2015.

“Construímos essa colaboração pela qual convidamos professores e estudantes do Anelo, e também enviamos ao Brasil. O primeiro contato foi graças a Guilherme Ribeiro, pianista e regente da Orquestra Anelo, em Arcevia, num momento em que eu estava já apaixonada pela música brasileira. Comecei a vir ao Brasil mais frequentemente, e essa relação com o Anelo cresceu. Foi maravilhoso conhecer o instituto, ver as coisas que faz na comunidade onde está. Isso não ocorre na Itália, e é muito precioso.”

Ainda conforme a artista italiana, o que mais chamou a atenção dela no Anelo foi o amor dos alunos pela música e a vontade de aprender.

“Vi uma curiosidade para saber coisas de outro país, que é muito importante. Você pode sentir que é uma comunidade, e que utiliza a música como uma linguagem de amor. Existem muitas escolas de música por aí, mas com essas características não. Ela tem outro sentido, promove a inclusão, e com uma qualidade incrível. Todas as vezes que volto percebo a qualidade do trabalho que o Anelo está fazendo, as produções do estúdio, o crescimento da escola, o nível dos músicos, sempre avançando”, avalia.

Sobre gravar a composição de Luccas Soares, ela conta que foi algo natural, pois já conversava com ele sobre fazer algum projeto conjunto.

Susanna Stivali com Luccas Soares. Foto: Claudio Alvim/Anelo

“Fiz alguns shows com o Anelo, até dei aula lá, mas essa é a primeira vez que eu vou gravar uma música do fundador do instituto. Gosto muito do que ele escreve. Quando o Luccas soube da minha vinda, me enviou a música e perguntou sobre a possibilidade de escrever uma versão em italiano. Gosto muito de colocar letras em italiano na música brasileira, acho que funciona, e assim fiz uma versão dessa canção maravilhosa.”

Segundo Luccas Soares, a ideia da composição ocorreu quando ele se preparava para viajar até a China (em uma parceria entre o Anelo e a unidade chinesa do conservatório Juilliard).

“A ideia era representar a música brasileira, levar algo de Bossa Nova, por ser um dos estilos musicais brasileiros mais conhecido fora do país, mas ouvi também ritmos que tivessem a ver comigo, com minha textura vocal. Nisso, ouvi muito Emílio Santiago, especialmente um repertório em bolero, e tive a inspiração para compor. Como a música foi construída devido a uma viagem ao exterior, me veio à lembrança a Susanna como alguém para participar e fazer uma versão em italiano, um idioma que gosto muito.”

Luccas também chama a atenção para o arranjo, elaborado em parceria com os produtores musicais Deivyson Fernandez e Fernando Baeta, que atuam no Anelo.

 

Participação

No décimo ano da parceria do Anelo com o festival italiano, embarcarão para a Itália na semana do dia 20 os representantes do instituto Thiago Caíres, Tamires Gaspar, Nicoly Alessandra, Fátima Lopes e Rodrigo Mazetto.

“A parceria com a Arcevia Jazz Feast é mais que  especial, porque foi a primeira viagem internacional do Anelo. No meu caso, foi o primeiro voo da minha vida. Fui antes desta viagem pedir a bênção da minha mãe e contar a novidade, e ela disse que avião era muito perigoso, sugeriu que eu fosse de ônibus, tamanha era a simplicidade, pois isto nunca havia sido uma possibilidade na realidade em que fomos criados”, rememora Luccas. 

O fundador do Anelo aponta também que, após dez anos de parceria, compreende que a experiência, tão fora de suas expectativas na realidade da comunidade periférica em que foi criado, abriu as portas para outras pessoas.

“Fazemos este esforço mesmo com poucos recursos e  sem termos um patrocínio direto para este projeto Anelo Internacional, porque entendemos como é importante ampliar os horizontes de quem vai para a Itália, e também de quem fica. A viagem proporciona uma experiência incrível para os alunos e professores que vão, mas também inspira e renova a  autoestima da comunidade.”

Uma das representantes do Anelo que vai embarcar para a Itália rumo ao festival é a jovem Nicoly Alessandra, moradora do Jardim Bassoli, no distrito do Campo Grande,  que vê na ocasião uma oportunidade de agregar muitos conhecimentos e ampliar seu olhar sobre a cultura e a música.

“Vai  agregar muito, não só pela experiência de conhecer um país novo, uma outra cultura. A minha expectativa está muito alta e penso que vamos ter muitas trocas interessantes”, apontou.

 

Pré save da música nas plataformas digitais – Mais Nada

Tags: AneloArcevia Jazz FeastfestvalItáliajazzlançamwentoLuccas Soaresmais nadamúsicaparceriaSusanna Stivali
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Vitória de “O Agente Secreto” tem forte repercussão nas redes sociais
Arte e Lazer

Vitória de “O Agente Secreto” tem forte repercussão nas redes sociais

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

‘O Agente Secreto’ faz história ao ganhar dois Globos de Ouro
Arte e Lazer

‘O Agente Secreto’ faz história ao ganhar dois Globos de Ouro

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Feira de Barão realiza dia de brincadeiras tradicionais para famílias na Praça do Coco

Feira de Barão realiza dia de brincadeiras tradicionais para famílias na Praça do Coco

12 de janeiro de 2026
Morre Manoel Carlos, autor de novelas, aos 92 anos de idade

Morre Manoel Carlos, autor de novelas, aos 92 anos de idade

10 de janeiro de 2026
Feira Hippie reúne gastronomia, artes e artesanato no Centro de Convivência

Feira Hippie reúne gastronomia, artes e artesanato no Centro de Convivência

10 de janeiro de 2026
Confira opções de espetáculos para curtir as férias em Campinas sem gastar muito

Confira opções de espetáculos para curtir as férias em Campinas sem gastar muito

10 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.