A Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin) possui um legado de inovação e empreendedorismo. Há oito anos, a associação colaborou com o desenvolvimento de políticas públicas na vitivinicultura e promoveu ações de enoturismo e enogastronomia com foco no mercado dos Vinhos de Inverno, elaborados com a técnica da dupla poda.
A entidade, que reúne produtores do Sudeste, Centro Oeste e Chapada Diamantina, passou a contar com uma nova diretoria desde este mês de março. O empresário e produtor Claudio Góes, presidente da Vinícola Góes, de São Roque, uma das mais prestigiadas do País, assumiu o comando.
Claudio Góes sucede a Murillo de Albuquerque Regina, considerado o “pai” da dupla poda no Brasil, a técnica que viabiliza a produção dos Vinhos de Inverno. O produtor e pesquisador Murillo de Albuquerque Regina ficou oito anos à frente da associação, em quatro mandatos ininterruptos.
A Assembleia Geral Ordinária que definiu a nova composição da diretoria foi realizada no último dia 20 de fevereiro, nas dependências da Vinícola Amana, em Espírito Santo do Pinhal (SP).
Os Vinhos de Inverno têm conquistado o paladar do consumidor e ganhado cada vez mais prestígio nacional e internacional.
Os sucessivos prêmios de seus associados, a expansão da área de cultivo e o aprimoramento das técnicas de produção compõem um cenário revolucionário, que transformou o segmento num grande gerador de oportunidades na viticultura brasileira.
Trabalho à frente
O novo presidente, que tem reiteradas vezes parabenizado e exaltado o trabalho da diretoria anterior, assume o cargo, segundo ele, para dar a sua parcela de contribuição ao segmento. Ele acredita que a questão comercial e mercadológica ainda é um desafio, um caminho a ser percorrido para que o consumidor conheça e compreenda as virtudes e as personalidades dos produtos, que já ganhou bastante espaço – admiradores e por que não dizer até defensores. Mas, um caminho que ainda precisa ser percorrido.
Na última semana, junto com outros diretores da Anprovin, Claudio Góes esteve em Brasília para o lançamento da Frente Parlamentar da Defesa e da Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados. A instância que defende o segmento tem o deputado Afonso Hamm (PP-RS) na coordenação e o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) como vice-coordenador.
“O Brasil, com todo o respeito, tem a sua base de produção na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco, com as safras variadas. Mas temos hoje já a interação com esse meio do Brasil. Essa inovação vem só para contribuir. Não tem nenhuma forma de competição, só de união”, observou Claudio Góes.

Em sua explanação no evento, o presidente Claudio Góes reforçou que assumiu recentemente a Anprovin e que recebeu o bastão de Murillo de Albuquerque Regina, considerado um dos “pais” da dupla poda, a técnica que viabiliza a colheita de Inverno. Claudio Góes finalizou sua fala lembrando que os estados que produzem Vinhos de Inverno vieram se somar à força produtora do Sul do País.
“O Brasil já é competente no vinho. Agora, precisa ser competitivo. O importante é unir as forças e trabalhar de uma forma alinhada. Todos juntos, pelo bem comum”, ressaltou o presidente Claudio Goes.
O empresário reforça que tem um grande desafio pela frente. “Estou muito feliz em seguir com essa nova fase da Anprovin, também sei que tenho bastante responsabilidade para continuar após o Murillo, que desenvolveu a técnica permitindo uma grande revitalização à viticultura brasileira. Esse cenário, associado ao meu desafio pessoal, vem ao encontro daquilo que eu sempre imaginei: fortalecer os negócios e o conhecimento da população em relação ao vinho brasileiro”, finaliza Claudio Góes.
A Vinícola Góes é uma empresa familiar, 100% brasileira, com sede na cidade paulista de São Roque, a 105 quilômetros de Campinas, numa viagem de aproximadamente 1h30. Além dos vinhedos próprios e das modernas instalações de produção, processamento e envase de vinhos e bebidas, a empresa conta com um complexo enoturístico, que integra o Roteiro do Vinho da cidade de São Roque.











