Um dia depois do decreto do governo estadual liberar o uso de máscaras de proteção contra a Covid em locais fechados, ao menos 14 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) anunciaram que seguirão a decisão do estado. Em Campinas, o prefeito Dário Saadi anunciou a flexibilização na tarde desta sexta-feira (18).
As prefeituras de Americana, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Pedreira, Valinhos, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antonio de Posse, Cosmópolis, Sumaré e Holambra, além de Campinas, confirmaram na manhã desta sexta que seguirão o decreto estadual. Assim, nesses municípios os moradores ficam desobrigados de utilizar a máscara em escritórios, salas de aula, restaurantes, bares, supermercados e outros. O acessório de proteção só é obrigatório no transporte público e em unidades de saúde.
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, anunciou a flexibilização nesta manhã e aconselhou que aqueles que se sentirem mais confortáveis, deverão continuar utilizando a máscara. “Estamos seguindo a nota técnica do Comitê Científico do Governo do Estado, que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica em São Paulo. Em Hortolândia, o número de internações também se encontra bem controlado e o avanço da vacinação nos traz um pouco mais de tranquilidade. Importante dizer, que aqueles que se sentirem mais confortáveis, podem continuar a usar a máscara, afinal, esse instrumento ajuda muito na proteção individual e coletiva”, disse Zezé Gomes.
A prefeita de Valinhos, capitã Lucimara, ressaltou que os casos no município também estão queda e lembrou a todos que apesar da flexibilização, a pandemia não acabou. “A não obrigatoriedade do uso de máscaras deve ser acompanhada dos cuidados com a Saúde. Se tiver sintomas gripais, sempre é importante evitar o contato com as pessoas e procurar a unidade de Saúde. A Saúde também está alerta quanto aos casos novos que tem sido registrado na Europa e Ásia e, se necessário for, claro que esperamos que não, novas medidas podem vir a ser adotadas”, afirmou a prefeita.
A Administração Municipal de Indaiatuba reiterou sobre a importância da vacinação e também sobre os cuidados em casos de síndromes gripais e suspeitas de contaminação com a covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde de Indaiatuba, qualquer sintoma gripal ainda deve ser tratado com muita cautela, e pede que as pessoas façam o isolamento e o teste em casos onde há a suspeita da doença.
A Secretaria de Saúde também orienta que as pessoas sejam prudentes quanto à utilização das máscaras. “Nós sempre alertamos que, caso o número de infectados pela Covid-19 volte a crescer em nosso município, Jaguariúna pode decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras, pois o município tem autonomia para decidir sobre isso”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.