Reginaldo Pupo
O IML (Instituto Médico Legal) do Rio de Janeiro confirmou, no final da noite desta terça-feira (6), que um corpo localizado no mar, na tarde do mesmo dia, nas proximidades do Posto 3 da Praia de Copacabana, é do adolescente Luiz Gabriel de Souza Silva, de 14 anos, de Campinas.
Ele estava desaparecido desde o último dia 31 de dezembro, quando brincava com uma prancha infantil em frente ao Posto 2, próximo à faixa de areia, quando teria sido surpreendido por fortes ondas que atingiam a praia naquela manhã e afundou.
Gabriel foi localizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros seis dias após seu desaparecimento.
Assim que os familiares notaram sua falta, o grupamento marítimo de Copacabana foi acionado no final da manhã de 31 de dezembro. Às 11h37, as buscas tiveram início. Uma força tarefa, envolvendo 22 profissionais, entre mergulhadores, equipes em motos aquática, drones e aeronaves, percorreu todo o trecho da praia, levando em consideração a direção das correntezas, sem sucesso. A Marinha do Brasil também auxiliou nas buscas.
Quando Luiz Gabriel desapareceu, o mar de Copacabana enfrentava mar agitado, conforme a Marinha já havia alertado. As ondas chegaram a quase três metros de altura na maior parte do litoral da região sudeste, condição perigosa para banhistas que se arriscaram em tomar banho de mar.
O Corpo de Bombeiros resgatou 631 banhistas nas praias do Leme e Copacabana entre quarta-feira (31) e quinta-feira (1º), já em meio ao Réveillon. O aumento na quantidade de resgates foi atribuído pela corporação à ressaca no mar. (Reginaldo Pupo)







