O final de semana na região de Campinas será com clima de “veranico”, mas as altas temperaturas estão chegando ao fim. Já a partir deste domingo (24), as máximas começam a diminuir e na quarta-feira (27) retornam as médias de inverno, com previsão de 23°C. Nesta sexta-feira (22), o Cepagri da Unicamp registrou 33,8°C às 16h40, acima da média máxima do mês, que é de 32,2°C, e o dia mais quente de agosto até agora. A Umidade Relativa do Ar atingiu o menor índice às 16h30, com 24,5%.
Há possibilidade de chuva para terça-feira (26), colocando fim à longa estiagem. Neste mês de agosto, o Cepagri confirma que não houve precipitação significativa em Campinas e o volume está em zero. A média histórica de chuva para o mês é de 31,2mm.
Com o avanço da frente fria, o sábado (23) será marcado pela passagem do sistema pré-frontal, provocando sensação de calor e abafamento em todo o estado. Para Campinas, a previsão é de até 32°C. A umidade relativa continua baixa, porém, segundo o Cepagri, é possível que já no domingo haja alguma nebulosidade.
A Defesa Civil do Estado informou que neste fim de semana haverá uma mudança brusca nas condições meteorológicas em todo território paulista, principalmente nos municípios da faixa leste, onde o cenário muda com o avanço de uma frente fria vinda do Sul, trazendo queda acentuada nas temperaturas e possibilidade de pancadas de chuva isoladas.
Em Campinas e Sorocaba, porém, as temperaturas oscilarão de 15°C a 28°C neste domingo, caindo para 23°C na quarta (27).
Na região metropolitana de São Paulo, os termômetros variam entre 14°C e 22°C; na Baixada Santista, entre 15°C e 19°C; e na Serra da Mantiqueira, entre 11°C e 21°C. O Vale do Paraíba e Litoral Norte registram mínimas de 15°C e máximas de 20°C, enquanto o Vale do Ribeira e Itapeva ficam entre 12°C e 21°C.
No início de setembro, uma nova onda de calor deve chegar à região de Campinas. Setembro e outubro são os meses que apresentam as maiores médias de temperatura máxima.







