Para encerrar uma semana cheia que começou com enorme decepção pela derrota para o maior rival Guarani no Dérbi 208, mas sucedida por um alento poucos dias depois, graças à vitória sobre o Brusque, a Ponte Preta visita o Mirassol na tarde deste sábado (26), às 17h, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol. A partida, válida pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, terá transmissão ao vivo do canal GOAT, no YouTube, através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=m-n7YA64thA
Após dois confrontos diretos dentro de casa contra equipes afundadas na zona de rebaixamento, leia-se o lanterna Guarani e o antepenúltimo colocado Brusque, a Ponte Preta agora enfrenta um time que luta pelo acesso à Série A, com grandes chances de subir: o Mirassol ocupa a quarto posição, com 56 pontos, e não corre nenhum risco deixar o grupo de acesso nesta rodada, já que possui quatro pontos de vantagem sobre o Vila Nova, quinto colocado, com 52 pontos.
Na 14ª colocação da Série B, com 38 pontos, a Macaca precisa apenas de um empate para se garantir fora do Z4 ao fim da rodada, mas pode até continuar fora da degola se perder, dependendo de apenas um tropeço de Botafogo-SP, CRB ou Chapecoense.
Mesmo assim, a equipe alvinegra quer surpreender e conquistar a vitória fora de casa sobre o Mirassol para ficar mais perto do objetivo de permanência na Série B. Historicamente, a pontuação suficiente para evitar a queda corresponde a 46 pontos, mas a nota de corte costuma ser mais baixa. No ano passado, por exemplo, a Ponte se salvou da queda com apenas 42 pontos.
No duelo desta tarde em Mirassol, na região noroeste do estado de São Paulo, a cerca de 400 km de Campinas, a Ponte Preta será comandada novamente de forma interina pelo auxiliar técnico Nenê Santana, em conjunto com Edson Boaro, também auxiliar fixo. Os dois dirigiram a equipe no banco de reservas na vitória por 2 a 0 sobre o Brusque, na última quarta-feira (23), no estádio Moisés Lucarelli.
A diretoria do clube alvinegro ainda segue na busca por um substituto para o técnico Nelsinho Baptista, que não resistiu à pressão e pediu demissão após a derrota por 1 a 0 para o Guarani em pleno Majestoso, no clássico campineiro do último domingo (20).
Autor do gol que abriu o caminho para a vitória sobre o Brusque, o atacante Gabriel Novaes recebeu o terceiro cartão amarelo na partida e desfalcará a Ponte Preta, assim como o lateral-direito Luiz Felipe, também por suspensão, e o zagueiro Joílson, que sentiu lesão muscular na rodada passada. O volante Emerson é outra baixa por problema muscular. Por outro lado, o volante Hudson retorna de suspensão.
Também seguem como desfalques o goleiro titular Pedro Rocha, que cumpre o último dos quatro jogos de punição imposta pelo STJD, e o centroavante Jeh, artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols, que cumprirá a segunda de duas partidas de suspensão pelo terceiro cartão amarelo e a expulsão direta por reclamação após o apito final no Dérbi 208, em seu retorno aos gramados após quase dois meses fora por motivo de lesão.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Mirassol:
Luan Ribeiro; Igor Inocêncio (João Gabriel), Mateus Silva, Nilson Júnior e Gabriel Risso; Emerson Santos, Castro e Elvis; Dodô, Iago Dias e Everton Brito (Renato ou Hudson). Técnico: Nenê Santana (interino).