Vinte e dois alagamentos de imóveis, nove quedas de muro, oito deslizamentos de terra e seis quedas de árvores. Essas foram algumas das 70 ocorrências registradas pela Defesa Civil após as chuvas de sexta-feira (27). O Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec) registrou 226,7 milímetros nas últimas 72 horas e Campinas segue em Estado de Atenção.
A prefeitura realiza neste sábado (28) a limpeza dos locais atingidos e também o suporte aos desabrigados. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social presta atendimento a 51 famílias que vivem no Beco Mokarzel, no distrito de Sousas, local que fica às margens do Rio Atibaia, que transbordou e atingiu os imóveis.
Ao todo são cerca de 100 pessoas atingidas no Beco do Mokarzel. Estão abrigados cinco homens, três mulheres e duas crianças (de cinco e dois anos de idade) na Casa Betel, unidade de assistência social. As demais famílias atingidas estão em casas de familiares.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social ainda atende outras sete famílias afetadas pelas chuvas: duas no Jardim Shangai e cinco no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, onde a água não chegou a invadir as casas. “Até agora foram distribuídos 51 cartões Nutrir, além de colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, toalhas de banho, kit de higiene pessoal e kit de limpeza doméstica”, afirma o órgão.
De acordo com a Defesa Civil, o nível da água do Rio Atibaia já baixou e a energia já foi restabelecida, mas ainda realiza o monitoramento com a possibilidade de novos alagamentos.