A terça-feira (23) começou com várias equipes da Prefeitura de Campinas nas ruas. O objetivo é consertar os estragos causados pela tempestade desta segunda-feira (22), primeiro dia da Primavera, quando a região foi atingida pela chegada da frente fria. Ventos fortes, chuva torrencial e queda de temperatura marcaram um dia atípico, com nuvens carregadas no céu e escuridão em plena tarde.
Desde a noite de segunda, agentes da Secretaria de Serviços Públicos estão mobilizados para remoção de árvores e galhos e limpeza de bueiros. A estimativa da Prefeitura de Campinas é de queda de mais de 60 árvores em vários bairros da cidade, entre eles o Campos Elíseos. Neste local, uma árvore de grande porte caiu sobre a fiação, levando o poste de energia e interrompendo o fornecimento de luz. Uma família não consegue deixar a sua casa porque o tronco e o poste estão sobre o muro e o portão.
Segundo a Prefeitura, a prioridade é para a liberação do trânsito e do acesso às casas.
A chuva desta segunda-feira também causou alagamentos de imóveis e de vias da cidade. O acumulado de chuva chegou a 66 milímetros em poucas horas, causando transtornos em diversas regiões de Campinas.
De acordo com a Defesa Civil de Campinas, até as 22h30 da segunda-feira foram registradas 97 ocorrências, sendo: 62 quedas de árvores, 7 quedas de galhos, além de quedas de postes e muros, alagamentos em imóveis e destelhamentos.
Conforme o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, mais 120 funcionários estão fazendo a varrição e a limpeza de bueiros, serviço que deve seguir por mais dois dias, especialmente nas grandes avenidas e locais mais baixos da cidade, pontos em que folhas, terra e outros tipos de resíduos se acumulam, levados pelas chuvas, como nas avenidas Orosimbo Maia, José de Souza Campos (Norte-Sul), Princesa do Oeste, próximo ao antigo kartódromo, entre outras. “Deve ser recolhido, por dia, na limpeza de bueiros, cerca de 20 toneladas de resíduos”, estimou o secretário.

Previsão do tempo para a semana
Após a tempestade, vem a calmaria. Pelo menos é essa a indicação da meteorologia. A terça-feira começou com nebulosidade variável, mas o céu azul apareceu em boa parte das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Com o avanço da frente fria para Minas Gerais na madrugada, ao longo do dia o tempo firma e a nebulosidade diminui, proporcionando aberturas de sol a partir da tarde. As temperaturas ficam entre 15 e 26°C, e os ventos sopram com intensidade moderada a forte ao longo do dia.
A tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado.
De acordo com o Cepagri, da Unicamp, a convergência de umidade em altitudes baixas favorece a maior presença de nuvens ao longo do dia e poderá resultar em pancadas de chuva, ou mesmo temporais ainda na quarta.
Embora não haja, até o momento, indicativos de volumes muito elevados, as chuvas podem ser localmente fortes e vir acompanhadas por raios e rajadas de vento. As temperaturas ficam entre 15 e 27°C, com ventos moderados a fortes ao longo do dia.
Indicativos para a quinta e sexta-feira é de céu parcialmente nublado a predomínio de sol.
A entrada do ar frio, de origem polar (ainda associado à frente fria do começo da semana) tem um reforço na região, e as temperaturas caem mais, ficando entre 14 e 20°C na quinta-feira e entre 12 e 23°C na sexta-feira. Os ventos fortes nos dois dias deverão proporcionar a sensação de frio em alguns momentos.
LEIA TAMBÉM











