Após o terceiro incêndio em ônibus registrado em apenas uma semana, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia, nesta quarta-feira (25), uma operação emergencial de inspeção em toda a frota do transporte público coletivo da cidade.
A medida foi anunciada nesta terça-feira (24), após um veículo da linha 3.62 (Parque Brasília I), operado pela cooperativa Cotalcamp, ser completamente consumido pelas chamas no bairro Cambuí.
O incêndio desta terça ocorreu enquanto o coletivo trafegava pela Rua Major Solon, em direção ao Terminal Metropolitano, partindo do Shopping Iguatemi. Não houve feridos.
Diante da recorrência, a Emdec informou que vai fiscalizar todos os 1.086 ônibus das empresas que compõem o Sistema InterCamp.
A operação emergencial terá como foco a checagem de itens que, segundo a própria empresa, têm sido apontados com frequência como possíveis causadores de panes elétricas e princípios de incêndio.
As inspeções se concentram em componentes como motor de partida, bateria e seu compartimento, possíveis vazamentos de óleo lubrificante e combustível, além do isolamento térmico do motor e do escapamento.
O cronograma prevê que os trabalhos sejam concluídos até o dia 31 de julho. A empresa informou que a operação não afetará a circulação do passageiros.
As primeiras vistorias começam nesta quarta-feira nas garagens das empresas VB3, Campibus e Itajaí.







