PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: A retomada do varejo e as oportunidades no mercado de fusões e aquisições – por Marcos Andrade

Redação Por Redação
26 de setembro de 2022
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: A retomada do varejo e as oportunidades no mercado de fusões e aquisições – por Marcos Andrade

Em um cenário marcado por dois anos de pandemia, o segmento varejista no Brasil teve um recuo e segue se recuperando do fechamento de lojas físicas, e agora, da perda de renda e da inflação. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo apurou que o comércio cresceu 24,8% no primeiro semestre de 2022, um bom resultado, porém comparado a uma base prejudicada por fechamentos e restrições ao funcionamento das lojas. Outro dado interessante é a perda do fôlego das vendas on-line, que durante esse momento anterior cresceu em níveis estratosféricos e agora tem uma estimativa de crescimento de apenas 5% este ano, segundo pesquisa da Neotrust.

Além das questões econômicas do País, a redução das expectativas do e-commerce é atribuída a mudança nas políticas das plataformas, que restringem o frete grátis em razão da elevação dos custos de logística e aumentam preços de compras parceladas devido à alta dos juros.

 

Apesar dessa realidade, o empreendedorismo brasileiro é forte e segue em crescimento.

 

Em 2021, foram abertas 204 mil novas lojas no País, com destaque para três setores: alimentação, utilidades e eletro e vestuário e calçados. O problema é que a maior parte dessas empresas surgiu de uma necessidade e nem sempre está preparada para enfrentar o mercado. Ao contrário de outros segmentos, o comércio não tem uma formação acadêmica específica. Trata-se de uma atividade que se aprende na prática do dia a dia.

Nesse sentido, o pequeno varejista, que normalmente está tão envolvido com a operação diária do negócio, não consegue se dedicar ao planejamento. Naturalmente, as empresas maiores e bem-estruturadas enfrentam melhor essa situação, pois têm reservas financeiras, acesso às linhas de financiamento, tecnologia e fazem retenção de equipes internas mais qualificadas.

 

Uma saída pouco considerada, mas bastante eficaz é o M&A (Mergers and Acquisitions), ou seja, o mercado de fusões e aquisições.

 

Ao contrário do que muitos pensam, uma transação de aquisição não é algo restrito ao mundo das grandes corporações. Na verdade, pode ser um caminho interessante para o empreendedor que deseja crescer. Com isso, é possível expandir os negócios e o alcance de uma empresa “aproveitando” o que a outra já faz de melhor, ou unir esforços em atividades que as duas exercem de maneira estruturada.

Hoje, o fenômeno da concentração de mercado é baixo no varejo brasileiro, apesar de ser um termômetro de maturidade e concorrência de um segmento. Porém, o País não está fora dessa tendência mundial de fusões e aquisições – o que pode trazer escala e profissionalização aos varejistas.

Segundo a Gouvea Consulting, a participação média dos cinco maiores varejistas brasileiros passou de 22% em 2005 para 28,7% em 2019. O setor mais concentrado é o de bens duráveis, com 47,1%, seguido por supermercados (34,4%), farmácias (22,9%), vestuário (19,9%) e materiais de construção (11,1%). Como comparação, podemos pensar no competitivo e maduro mercado de supermercados na Inglaterra, que tem um índice de 66% de concentração, segundo o levantamento de 2022 da Statista.

A verdade é que a pandemia acelerou o processo de depuração do varejo, e apesar de muitos empreendedores caírem no erro de pensarem que M&A é algo apenas para grandes empresas, cujas transações em geral envolvem centenas de milhões de dólares, o processo de concentração veio para ficar. Uma das pesquisas que estamos finalizando na Hand já apresentou dados preliminares de pelo menos 300 fundos de investimentos interessados em avaliar uma possível aquisição no varejo brasileiro, são investidores de mais de 30 países.

 

Atualmente, pequenas e médias companhias podem utilizar esse recurso para alavancarem seus negócios, iniciarem a consolidação de mercados e atraírem talentos que fazem a diferença para as atividades no médio e longo prazo.

 

Por exemplo, a nTime e a Compera, duas empresas pequenas da área de telefonia, entenderam que, para crescer, a melhor estratégia seria unir esforços e fazer uma fusão. Em 2007, elas juntaram as operações para fundar a Movile, que desde então passou a realizar diversos novos processos de M&A. Hoje, a companhia se tornou a maior no setor de mobile da América Latina.

Há muita oportunidade para M&A no mercado brasileiro, no entanto, os alvos não são tão atrativos, uma vez que a maioria das empresas não têm gestão e governança para permitir uma correta avaliação de seu potencial.

 

Para dar esse passo, é preciso entender exatamente o mercado em que a sua companhia está inserida e traçar uma estratégia clara.

 

Isso vale tanto para quem quer comprar quanto para quem quer vender uma empresa, mas é um exercício de maturação de novas ideias que o mercado de pequenas organizações precisa executar.

O futuro do varejo depende de um processo de aprendizagem dos empreendedores, que precisam investir em inovação e na busca de crescimento e profissionalização para adotarem uma melhor governança. Assim, talvez possam ocorrer mais fusões para fortalecer o mercado e a vida do empreendedor.

 

 

 

Marcos Andrade é conselheiro da Hand, uma assessoria independente e especializada na venda, compra e gestão de empresas. E-mail – hand@nbpress.com

Tags: aquisiçõesestratégiafusõesgestão de empresasHandMarcos AndrademercadoretomadaVarejo
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto
Opinião

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato
Opinião

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato

Por Redação
30 de novembro de 2025

...

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

29 de novembro de 2025
Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

28 de novembro de 2025
Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

27 de novembro de 2025
Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

26 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.