A melhor cidade do Brasil está comemorando 251 anos. Nos últimos tempos, ela consolidou várias das suas grandes vocações. Campinas é a Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem o melhor serviço de saneamento e abastecimento de água entre as metrópoles como mais de 1 milhão de habitantes.
É um centro logístico vital para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil. É um grande polo industrial, de saúde e de alimentos. Foi eleita a melhor cidade da América Latina para investimentos e negócios, excluindo as capitais. Gera empregos e tem altíssimo padrão de desenvolvimento humano e de qualidade de vida.
Campinas é tudo isso e muito mais!
Como prefeito da melhor cidade do Brasil, sei que a grande força de Campinas está no trabalho, compromisso e seriedade dos campineiros – os que nasceram aqui e os que, como eu, se apaixonaram por essa cidade inspiradora e acolhedora. Campinas está sempre em movimento, a mudança é permanente, uma cidade que se reinventa e se reconstrói.
Por isso, nada melhor do que festejar os 251 anos com a reabertura do Teatro de Arena, que integra o Centro de Convivência, que foi totalmente reformado e modernizado. Em breve, as portas se abrirão e os campineiros terão, além de uma super sala de espetáculos, espaços para café e outras atrações no Centro de Convivência Carlos Gomes. Ele se junta ao conjunto de obras que fazem parte do novo centro de Campinas.
O CEEM, Centro de Exames e Especialidades Médicas, funciona há oito meses no antigo prédio do Hotel Opala, na Barão de Jaguara. Agora abre também aos sábados e no próximo ano terá atendimento odontológico.
A reforma do antigo Palácio da Justiça está acelerada. Ali será o Palácio da Cidade, uma concentração de mais de 60 serviços públicos que vai atender 30 mil pessoas por mês, a partir do início de 2026. Tudo num só lugar, com mais agilidade e menos burocracia.
Antes dele, vamos entregar o novo Mercadão, que nunca tinha recebido uma reforma desse tamanho em toda a sua história.
Agora, ele terá um mezanino e restaurantes. Quem passa pela 13 de maio, José Paulino e Campos Salles já vive as melhorias do Centro. Sim, o lugar onde a cidade nasceu, está renascendo!
Mas Campinas é a maior metrópole do Interior do Brasil, uma cidade que se espalha por quilômetros e que obriga a Prefeitura a levar melhorias aos cantos mais distantes do Centro.
A região do Campo Grande e do Aeroporto está ganhando novas avenidas e ruas. Os bairros Gargantilha e Monte Belo estão recebendo água encanada. Carro-pipa ficou no passado. As 16 creches do Espaço do Amanhã zeraram a fila por vagas de creches. As leis que criamos para incentivar a construção civil ajudaram a diminuir a fila da Cohab em mais de 70%.
Campinas é uma cidade de gente franca e verdadeira. Por isso, tenho sempre a coragem de assumir o que ainda falta fazer.
O BRT está com as obras 100% concluídas. Mas os ônibus antigos precisam ser trocados pela nova frota. Estou acompanhando todo o processo para que os campineiros tenham ônibus com ar-condicionado, wi-fi e GPS. As mulheres vão ter o seu centro de atendimento especializado com a entrega do Hospital da Mulher.
Como todo campineiro, olho para os próximos anos com otimismo. Iniciamos algumas grandes obras que vão fazer a cidade mais resiliente e preparada para as mudanças climáticas, como os piscinões da Princesa d’Oeste e, depois, da Norte-Sul e da Orozimbo Maia.
O Trem-Intercidades começa suas obras em 2026.
O Hospital Metropolitano tem agora um terreno e o compromisso do governador Tarcísio de Freitas de fazer uma construção no ritmo dele, acelerado e sem burocracia. Também iremos construir 10 complexo de educação de período integral para os alunos do Ensino Fundamental.
É por tudo isso que acredito que, depois de 251 anos de uma grande história, a melhor cidade do Brasil vai continuar sendo… a melhor cidade do Brasil, só que ainda mais moderna e completa. Parabéns aos campineiros por essa grande obra chamada Campinas!

Dário Saadi (Repub) é prefeito de Campinas em seu segundo mandato











