PUBLICIDADE
16 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Colapso das cadeias de suprimentos – por Reinaldo A. Moura

Redação Por Redação
13 de dezembro de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Colapso das cadeias de suprimentos – por Reinaldo A. Moura

Foto: Divulgação

Nunca em tempos de paz e mesmo durante a Segunda Guerra Mundial houve tanta escassez de insumos de todas as espécies no comércio mundial. É evidente que uma crise pandêmica como esta que vivemos desestabilizou o fluxo de mercadorias no comércio global e os abastecimentos dos últimos meses são insuficientes para repor a demanda reprimida, pois até contêineres (20 e 40 pés) estão em falta. Muitos países que exportam manufaturados nestas embalagens e rotas não recebem matérias-primas (granéis) em contêineres “open top”.

Observe o que aconteceu com o frete: quadruplicou desde o início da crise sanitária, por exemplo, para o envio de um contêiner de Shanghai a Santos. Li e assisti em lives que uma das soluções é o setor automotivo afastar-se do modelo “just-in-time”, e que o mesmo tem sido o vilão desta causa. Inclusive da falta de semicondutores.

Quem teve condições de estocar este escasso componente empregado em vários ramos de atividades nos últimos anos?

Ouvem-se tantas bobagens que, mesmo 70 anos após a introdução do Sistema Toyota de Produção em suas fábricas e, em seguida, nos seus fornecedores no Japão, um país que se recuperava da Segunda Guerra Mundial jamais fizera estoques especulativos. No máximo, organizava estoques de segurança de materiais importados, cujas fontes do outro lado do mundo traziam incertezas de abastecimento em certas épocas.

E o princípio do “just-in-time”, hoje rebatizado de “Lean”, é a busca incessante da eliminação das perdas (tudo que não agrega valor ao cliente). Assim, manter um estoque, tal qual na gôndola de um supermercado, de itens estratégicos ou que estejam sujeitos a sofrer interrupção de fornecimento, sempre foi considerado um nível ideal de estoque em movimento.

Mas o que dizer das catástrofes imprevisíveis? A começar, ainda na década de 1970, com o embargo do petróleo; nos anos 2000, com o efeito do Katrina, os tsunamis no Japão, o ataque às torres gêmeas em Nova Iorque e, agora, com a Covid-19. Isso sem falar do susto do bloqueio acidental de um cargueiro na travessia do canal do Suez.

Eliminar a filosofia JIT ou transformar os mínimos estoques em robustos por alguma fórmula mágica será a solução? Quem tiver este software de previsibilidade será o Maomé deste milênio!

Qual o custo de manter todos estes níveis de estoque na cadeia e o tempo para balancear os estoques? Confundida também com estoque zero, a filologia JIT era “odiada” por muitos compradores pois, a qualquer crise, eram criticados veementemente.

Mesmo em tempos de greves setoriais mais frequentes, muitos compradores utilizavam-se de um calendário para antecipar compras de insumos buscando garantir o abastecimento de fábricas e do comércio.

A manufatura sempre conviveu com a oscilação no nível de estoque disponível e esta é uma das razões das linhas de montagem operarem com modelos mistos no mix da montagem de seus modelos, pois, caso falte algum componente, em seu lugar entra outro veículo e assim se mantém os recursos agregando valor (“ocupados”).

Mas, neste momento, todos os veículos utilizam chips ou semicondutores, componentes vitais na montagem do veículo. É impossível montá-lo e colocá-lo no pátio ou expedir para a concessionária e, assim que o chip chegar, simplesmente instalá-lo. Esta inovação trouxe estas consequências bem diferentes dos automóveis da antiga geração.

Além dos atuais e escassos fabricantes de semicondutores destinados à automóveis, inúmeros outros produtos requerem chips e não é de um mês para o outro que se constroem novas fábricas de semicondutores. Aliás, tivemos uma fábrica nos anos 1980/90 que, por força da lei de reserva de mercado, sucumbiu!

Assim, conheçam mais e invistam no pensamento enxuto, just-in-time, Kanban, TPS – Sistema Toyota de Produção, metodologias e estratégias diferentes para gestão de estoques e, em todo momento, responda: qual a probabilidade de sua empresa ficar sem estoque de um item por qualquer risco natural ou acidental?

Enfim, vivemos em cima do “fio de uma navalha”!

 

Reinaldo A. Moura é engenheiro industrial, ex-professor universitário, escritor , fundador do Grupo IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais)

Tags: ArtigoempresasestoquesfábricasHora CampinasindústriaslogísticaOpiniãosuprimentos
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Da vocação à gestão: o médico que também precisa pensar como empreendedor – por Rafael Teixeira
Opinião

Artigo – Da vocação à gestão: o médico que também precisa pensar como empreendedor – por Rafael Teixeira

Por Redação
16 de novembro de 2025

...

Artigo: Uma República para todos os brasileiros – por Rafael Cervone
Opinião

Artigo: Uma República para todos os brasileiros – por Rafael Cervone

Por Redação
15 de novembro de 2025

...

Trocar Rosto

Nova tendência da IA: Como o Trocar Rosto está tornando o marketing mais eficiente e personalizado

14 de novembro de 2025
Artigo – Enem 2025: a era da IA na educação dos jovens – por Rafael Sanchez

Artigo – Enem 2025: a era da IA na educação dos jovens – por Rafael Sanchez

13 de novembro de 2025
Artigo: Black Friday e a importância de proporcionar boas experiências ao cliente – por Selma Koshoji

Artigo: Black Friday e a importância de proporcionar boas experiências ao cliente – por Selma Koshoji

13 de novembro de 2025
Artigo: Brasil lidera a construção sustentável com dez anos de antecedência – por Yorki Estefan

Artigo: Brasil lidera a construção sustentável com dez anos de antecedência – por Yorki Estefan

12 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • PF faz prisões na região em operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil

    PF faz prisões na região em operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Último Feirão Casa Paulista Cohab de 2025 em Campinas acontece neste sábado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Estado de São Paulo está em alerta para chuva forte entre domingo e terça-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre títulos e rebaixamentos, Eberlin encerra primeiro mandato na Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acidente envolvendo três motos deixa um morto em Jaguariúna

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.