PUBLICIDADE
15 de maio de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • WHATSAPP
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Como combater a pirataria na moda – por Clara Toledo Corrêa

Redação Por Redação
29 de outubro de 2024
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Como combater a pirataria na moda – por Clara Toledo Corrêa

Foto: Freepik

A pirataria na indústria da moda é um fenômeno crescente no Brasil, mas não uma novidade. Isso afeta tanto consumidores quanto comerciantes, e tem repercussões significativas na economia do país. Tais impactos são diversos: desde a precariedade de empregos na indústria pirata, à falta de arrecadação de tributos, que poderiam ser revertidos para a sociedade e a imigração ilegal ou migração com abusos mil.

O ato de consumir produtos falsificados, embora pareça uma alternativa acessível para um país aonde o dinheiro vem se desvalorizando há anos traz consigo uma série de consequências negativas que vão além do prejuízo financeiro das marcas originais, como acima citado.

Importante ressaltar que existem várias categorias de falsificação, quais sejam: a falsificação que não engana o consumidor, mas que é óbvia e grosseira; o produto falsificado que muitas vezes é vendido como original para aumentar os lucros; a dita “réplica” (mas aqui, não autorizada pela marca original), que o consumidor tem conhecimento de que não se trata de algo original, mas o adquire apenas para satisfazer o desejo de possuir algo específico de determinada marca.

Assim, quando falamos em moda, não estamos falando de futilidades, mas de uma indústria riquíssima, dinâmica e permeada de contrafação e pirataria.

Este cenário é alimentado, em parte, pela desigualdade social no Brasil, onde muitos consumidores têm acesso limitado a produtos de qualidade e optam por alternativas que parecem vantajosas. Entretanto, tudo isso é aparente e, como já mencionado, quem deixa de ganhar não são as grandes marcas apenas, mas a sociedade como um todo.

Em 2022, o Anuário da Associação Brasileira de Combate à Falsificação apurou que tivemos um prejuízo em arrecadação de impostos de cerca de R$ 345 bilhões, enquanto 491.589 de empregos formais deixaram de ser gerados devido ao mercado ilegal (Anuário de Mercados Ilícitos Transnacionais Fiesp 2023), o que contribui ainda mais para a desigualdade social, já que muitas garantias trabalhistas não são observadas na indústria pirata.

Como dito, muitos consumidores não se dão conta de que estão adquirindo produtos falsificados – e não é incomum lojas que vendem produtos originais incluírem produtos piratas em suas araras para lucrarem mais. Assim, a propaganda enganosa e a aparência atraente das cópias podem tornar difícil a distinção entre o original e o falso em alguns casos.

Além disso, é latente a falta de educação sobre direitos do consumidor, propriedade intelectual, direitos trabalhistas, os impactos da pirataria para a realidade da desigualdade que vivemos. Ao escolher produtos falsificados, esses consumidores muitas vezes acreditam que estão fazendo uma escolha inteligente, sem perceber que essa prática pode gerar a desvalorização não apenas da moda e das marcas que realmente investem em qualidade e inovação, bem como contribuem para uma cadeia incomensurável de ilícitos.

Por outro lado, os comerciantes que vendem produtos piratas além de iludir os consumidores, minam a competitividade das marcas legítimas e até marcas locais de menos fama, que enfrentam dificuldades para se manter no mercado, diante da concorrência desleal.

Como é possível perceber, o ciclo da pirataria é extremamente vicioso e a sua causa, também, se confunde com seu efeito: a desigualdade social.

A pirataria na indústria da moda é um problema complexo que envolve questões sociais, econômicas, culturais e comportamentais. Para combater esse fenômeno, é essencial aumentar a conscientização dos consumidores sobre os impactos da pirataria e promover a valorização das marcas legítimas. Incentivar o consumo responsável e ético pode ser um passo importante na construção de uma economia mais justa e sustentável, onde a criatividade e o talento dos designers brasileiros sejam devidamente reconhecidos e recompensados, bem como a sociedade como um todo.

 

Clara Toledo Corrêa é especialista em Propriedade Intelectual e Industrial e advogada da Toledo Corrêa Marcas e Patentes. clara@toledocorrea.com.br

Tags: ArtigoconsumodireitosfalsificaçãoHora CampinasmarcamodaOpiniãoprodutospropriedade industrial
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Leão 14 pede paz e lembra Francisco: ‘ajudem a construir pontes’
Opinião

Artigo: Leão XIV – por Osvaldo Luiz

Por Redação
15 de maio de 2025

...

Artigo – Silêncio que acolhe: o valor dos espaços silenciosos no cotidiano – por Adriana Czajkowski
Opinião

Artigo – Silêncio que acolhe: o valor dos espaços silenciosos no cotidiano – por Adriana Czajkowski

Por Redação
14 de maio de 2025

...

Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

13 de maio de 2025
Artigo – Remédio não é cosmético: o alerta sobre o uso de medicamentos contra a obesidade – por Gustavo Lenci Marques

Artigo – Remédio não é cosmético: o alerta sobre o uso de medicamentos contra a obesidade – por Gustavo Lenci Marques

12 de maio de 2025
Artigo: A maternidade é um MBA na prática – por Rafaela Furlan

Artigo: A maternidade é um MBA na prática – por Rafaela Furlan

11 de maio de 2025
Artigo – Alimento seguro: um olhar além da embalagem – por Alessandra Souza

Artigo – Alimento seguro: um olhar além da embalagem – por Alessandra Souza

10 de maio de 2025
Carregar Mais












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Polícia apreende drogas e cigarros eletrônicos em tabacaria de Vinhedo

    Polícia apreende drogas e cigarros eletrônicos em tabacaria de Vinhedo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa de Santa Rita de Cássia provoca bloqueios no Nova Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Presidente de clube de tiro de Americana é suspeito de vender armas à facção

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Criança é atropelada por motorista embriagado em Campinas e fica em estado grave

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Seguidores exaltam legado do líder espírita Divaldo Pereira Franco; Amparo tinha elo especial com médium

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing e Comunicação

Pedro Basso
pedrobasso@horacampinas.com.br

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9880-3040

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.