PUBLICIDADE
24 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Desvendando o poder dos dados: como escolher e utilizar os tipos certos – por Rodrigo Marinho

Redação Por Redação
9 de outubro de 2023
em Opinião
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Artigo: Desvendando o poder dos dados: como escolher e utilizar os tipos certos – por Rodrigo Marinho

Foto: Freepik

A quantidade de dados gerados e coletados diariamente é surpreendente. Eles são uma rica fonte de informação que pode ser utilizada para tomar decisões, desenvolver estratégias de negócios e entender tendências. No entanto, para tirar o máximo proveito de todas essas informações, é crucial compreender a diferença entre tipos de dados e como explorar seu potencial.

Entendendo melhor do que se tratam esses dados, podemos dizer que dados primários são informações coletadas diretamente de fontes originais, não processadas por terceiros. São valiosos para pesquisa e tomada de decisões, obtidos por meio de entrevistas, questionários, experimentos ou observações diretas, fornecendo informações personalizadas e precisas. Eles desempenham um papel crucial em diversos campos, impulsionando o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de estratégias eficazes. Já os terciários, consistem em informações coletadas e processadas por terceiros, como os cookies de internet, que são, atualmente, a principal fonte de dados usada pelas empresas para suas campanhas de marketing e engajamento.

É importante notar também que, com dados próprios, a empresa coleta informações diretamente dos clientes, com o seu consentimento. Isto é vantajoso em muitos aspectos, mas apenas se você também for transparente com esses dados – incentivando a segurança e a privacidade dos dados.

Uma das vantagens dos dados primários é ter o controle total do processo de coletas. E os terciários são a conveniência, dado que a coleta é feita por outra empresa. Apesar disso, esses dados não compõem uma base organizada da melhor maneira para atender a cada negócio. É algo genérico, e pior do que isso, são dados que não foram cedidos durante uma troca entre marca e consumidor, não há relacionamento ou qualquer engajamento.

Além disso, esse uso pode apresentar desvantagens bem significativas como: qualidade variável, falta de contexto, custos elevados, dependência de fontes externas, preocupações de conformidade e privacidade, disponibilidade limitada, falta de personalização, vulnerabilidade a mudanças externas, dificuldades na atualização e potencial falta de exclusividade, o que pode desencorajar seu uso. No entanto eles ainda podem ser úteis em situações em que dados secundários não estão disponíveis ou são impraticáveis de obter, exigindo uma avaliação cuidadosa e consideração de alternativas.

É essencial aplicar técnicas avançadas de análise de dados, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, para extrair insights significativos de grandes volumes de informações.

Poder acessar os dados de maneira completa, desempenha um papel crucial na compreensão e comunicação de resultados e possibilita uma experiência personalizada. Segundo o Relatório de Engajamento do Cliente 2023 da Twilio, 60% das marcas dizem que o investimento em engajamento do cliente digital melhorou a capacidade de atender às constantes mudanças nas necessidades dos clientes.

É por isso que as empresas têm investido em soluções que, cada vez mais, aproveitam a total qualidade dos dados disponíveis. Essa é a chave para melhor negócios e clientes mais satisfeitos.

 

Rodrigo Marinho é Regional Sales VP LATAM na Twilio.

Tags: ArtigoclientescompartilhamentoconsumidoresdadosempresasHora CampinasinformaçõesLGPDOpiniãoproteção
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: Inovadora tecnologia de balizas está transformando o PTC e a segurança ferroviária – por Wilson Ricardo Antunes
Opinião

Artigo: Inovadora tecnologia de balizas está transformando o PTC e a segurança ferroviária – por Wilson Ricardo Antunes

Por Redação
24 de novembro de 2025

...

Artigo – Decreto de Logística Reversa: impulso necessário para a circularidade do plástico no Brasil – por Simone Carvalho
Opinião

Artigo – Decreto de Logística Reversa: impulso necessário para a circularidade do plástico no Brasil – por Simone Carvalho

Por Redação
23 de novembro de 2025

...

Artigo: Como identificar ‘marcas verdes’ que enganam os consumidores – por Clara Toledo Corrêa

Artigo: Como identificar ‘marcas verdes’ que enganam os consumidores – por Clara Toledo Corrêa

22 de novembro de 2025
Artigo – Religião: energia e ‘enargia’ – por Joaquim Z. Motta 

Artigo – Religião: energia e ‘enargia’ – por Joaquim Z. Motta 

21 de novembro de 2025
Artigo: Itamar Vieira Júnior recoloca o Brasill no divã em ‘Coração sem medo’ – por Francisco Neto Pereira Pinto

Artigo: Itamar Vieira Júnior recoloca o Brasill no divã em ‘Coração sem medo’ – por Francisco Neto Pereira Pinto

20 de novembro de 2025
Artigo – Governança climática e economia verde: COP 30 marca uma virada na política econômica do Brasil – por Reinaldo Soares de Camargo

Artigo – Governança climática e economia verde: COP 30 marca uma virada na política econômica do Brasil – por Reinaldo Soares de Camargo

19 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Suspeito de participar de roubo ao Iguatemi Campinas morre em confronto com o BAEP

    Suspeito de participar de roubo ao Iguatemi Campinas morre em confronto com o BAEP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O boom das corridas de rua e a força do movimento que une corpo, mente e amizades – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cantata ‘Um Grito de Paz’ marca início de celebrações natalinas em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Prevenção do suicídio: todos têm um papel a desempenhar – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jovem morre após carro ser arrastado pela enxurrada em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.