PUBLICIDADE
20 de maio de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • WHATSAPP
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo – Dez anos da Campanha Julho Verde – por Carlos Takahiro

Redação Por Redação
16 de julho de 2024
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo – Dez anos da Campanha Julho Verde – por Carlos Takahiro

Foto: Unicamp/HC

O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, na Unicamp, é um centro de referência em cirurgia de cabeça e pescoço. Contribui ao atendimento de uma população de quase 7 milhões de habitantes. Possui uma rede de tratamento multidisciplinar com um trabalho conjunto com a Oncologia, Radioterapia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e equipe cirúrgica experiente com atuação em todas as áreas da cirurgia de cabeça e pescoço.

O IOU de destaca pelas inovações e pesquisa em câncer de boca, laringe, tireoide e cirurgia de câncer de seios da face e pelo oferecimento das técnicas cirúrgicas para o paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). Trabalhamos com um processo de reabilitação, junto ao polo formador da Faculdade de Fonoaudiologia da Unicamp, uma das mais conceituadas do país.

O câncer de cabeça e pescoço engloba boca, laringe, faringe, cavidade nasal, seios da face, pele da cabeça e pescoço, base de crânio, tireoide e pescoço. Constitui-se no quarto câncer mais frequente no corpo humano entre os homens e quinto entre as mulheres. Estima-se 23.000 casos novos de câncer de boca e laringe e 16.600 casos novos de câncer de tireoide no Brasil por ano.

A taxa de mortalidade desse câncer é alta e com crescimento. Seus índices chegam a 65% de mortalidade, especialmente devido ao diagnóstico tardio na biópsia, ou demora no encaminhamento do paciente para um tratamento especializado em centro de referência.
Cerca de 75% dos pacientes são diagnosticados em fase avançada. É um câncer com grande comprometimento na qualidade de vida do paciente, pois afeta a deglutição, fala, voz e respiração, com necessidade frequente de sondas para alimentação e traqueostomia para respiração, devido ao diagnóstico tardio.

Mobilização

O julho verde é um evento mundial que tem por objetivo alertar para que esse câncer não passe despercebido – nem à população e muito menos às equipes de saúde de todo o mundo ­–, e para que esses números possam ser revertidos.

Em 2022, o mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro, pela Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Este ano comemoramos 10 anos da campanha Julho Verde no Brasil e no mundo. No Brasil foi oficialmente instituída por lei em 2022 através da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Mundialmente, foi instituída através da International Federation of Head and Neck Oncological Societies.

O evento é uma campanha mundial com 55 sociedades médicas de cirurgia de cabeça e pescoço, em 51 países, com o apoio de várias agências governamentais mundiais e a UICC (Union for International Cancer Control), órgão consultivo da Organização das Nações Unidas. A UICC é a maior e mais antiga organização global dedicada a tomar medidas contra o câncer.

Celebração local

No IOU e Unicamp, teremos como ações comemorativas dos 10 anos de campanha o 1º Simpósio Julho Verde da Unicamp (realizado em 13 de julho), no qual alertamos à população da Unicamp, professores, pesquisadores, médicos, residentes, pós-graduandos, alunos, funcionários e toda a comunidade da universidade e de Campinas sobre a importância do câncer de cabeça e pescoço e seus impactos. Debatemos a abordagem global do câncer de cabeça e pescoço, com consideração nos aspectos diagnósticos, clínicos oncológicos, com novas pesquisas que estão em andamento, uso de radioterapia avançada e aspectos cirúrgicos novos associados aos aspectos de reabilitação e qualidade de vida desses pacientes. Um evento onde avaliamos a importância da integração da radiologia, medicina nuclear, oncologia, radioterapia, fonoaudiologia, cirurgia, pesquisa clínica e pesquisa translacional, com apoio do CEPID Fapesp CancerThera, Unicamp e programas de pós-graduação.

Coral de laringectomizados totais

Outra ação do IOU e Unicamp é a promoção do coral de laringectomizados totais. O grupo é formado por pacientes que foram curados do câncer de laringe avançado, mas que necessitaram ficar sem a laringe em função do câncer avançado. É um grande exemplo de superação, pois mesmo sem laringe, desenvolveram a voz, graças a programas de reabilitação vocal realizados no IOU, junto à equipe de fonoaudiólogos e à Faculdade de Fonoaudiologia da Unicamp, e hoje cantam neste coral.

Durante este mês, a fachada do IOU estará iluminada de verde, em alusão à campanha. Teremos ainda um acolhimento especial aos nossos pacientes do IOU com orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, inclusive para os acompanhantes dos pacientes, sempre com o compromisso do atendimento humanizado.

Haverá também um dia especial de massagem para os pacientes para que sintam-se amados e queridos em nosso IOU, um exemplo de tratamento humano e caloroso.

 

Carlos Takahiro Chone é cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia de Base de Crânio e diretor de pesquisa do IOU.

Tags: alertaArtigoCabeça e PescoçoCampinascâncerHora CampinasIOUJulho VerdeOpiniãoprevençãosaúde
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: Dê passagem para poder seguir em paz – por Carlos Luiz Souza
Opinião

Artigo: Dê passagem para poder seguir em paz – por Carlos Luiz Souza

Por Redação
19 de maio de 2025

...

Artigo – Confissões de Leão XIV: um novo segredo no Vaticano? – por Lucius de Mello
Opinião

Artigo – Confissões de Leão XIV: um novo segredo no Vaticano? – por Lucius de Mello

Por Redação
18 de maio de 2025

...

Artigo: Efemérides da teledramaturgia – por Adilson Roberto Gonçalves

Artigo: Efemérides da teledramaturgia – por Adilson Roberto Gonçalves

17 de maio de 2025
Artigo: A batalha dos pacientes oncológicos contra os planos de saúde no Brasil – por Pedro Quagliato

Artigo: A batalha dos pacientes oncológicos contra os planos de saúde no Brasil – por Pedro Quagliato

16 de maio de 2025
Leão 14 pede paz e lembra Francisco: ‘ajudem a construir pontes’

Artigo: Leão XIV – por Osvaldo Luiz

15 de maio de 2025
Artigo – Silêncio que acolhe: o valor dos espaços silenciosos no cotidiano – por Adriana Czajkowski

Artigo – Silêncio que acolhe: o valor dos espaços silenciosos no cotidiano – por Adriana Czajkowski

14 de maio de 2025
Carregar Mais












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Para não esquecer: o impacto da pandemia de Covid-19 na Atenção Básica à Saúde – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Novo prédio anexo do Cotuca é inaugurado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Análise: rodovias são território hostil para os ciclistas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing e Comunicação

Pedro Basso
pedrobasso@horacampinas.com.br

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9880-3040

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.