PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo – Franquias: elementos para aumentar a motivação – por Guilherme Reitz

Redação Por Redação
3 de maio de 2023
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo – Franquias: elementos para aumentar a motivação – por Guilherme Reitz

Foto: Divulgação

Ter franqueados motivados e engajados é fundamental para o sucesso sustentável de uma rede de franquias: além de mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo, franqueados motivados também são mais produtivos, e transmitem essa motivação e produtividade às suas próprias equipes. Franqueados desmotivados, por sua vez, além de menos produtivos, também podem levar a marca a ter que lidar com altas taxas de rotatividade – e, eventualmente, com unidades fechando as portas.

Manter os franqueados motivados, portanto, deve estar na pauta das redes franqueadoras: esse processo deve partir da rede para as unidades; e ser uma prática contínua, em constante aprimoramento. Além disso, é importante que as empresas personalizem as ações que objetivam aumentar a motivação e o engajamento dos franqueados, focando as necessidades e desafios específicos de suas equipes.

Mesmo assim, há três medidas que (uma vez avaliadas e personalizadas) são particularmente indispensáveis na manutenção da motivação e do engajamento dos franqueados em uma rede. Abaixo, eu explico melhor cada uma delas:

Comunicação eficiente

Quando desorganizada e fragmentada, a comunicação interna pode causar diversos problemas a uma empresa; passando pelos processos, pela produtividade, e também, é claro, pela motivação dos colaboradores. Não é diferente no caso das franquias. Investir em uma comunicação clara e eficiente ajuda a evitar mal-entendidos, conflitos e gargalos que podem afetar o dia a dia dos franqueados e de suas equipes; e também faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados e mais envolvidos nas rotinas da empresa.

Duas técnicas podem ser empregadas para melhorar a eficiência e a transparência da comunicação na rede: o feedback construtivo e a escuta ativa. O feedback construtivo consiste em fornecer feedbacks específicos e orientados a soluções, ajudando os franqueados a se sentirem mais apoiados e valorizados, e efetivamente ajudando-os a superar desafios e melhorar seu desempenho.

Já a escuta ativa nada mais é do que ouvir com atenção e interesse genuínos: durante uma reunião de equipe, por exemplo, um franqueador que deseja praticar a escuta ativa deve prestar atenção nas sugestões e comentários dos franqueados – fazer anotações, levar adiante os pontos de interesse, responder com respeito aos questionamentos; e, em oportunidades futuras, trazer eventuais soluções ou respostas que não puderem ser apresentadas na hora. Praticar a escuta ativa faz com que os responsáveis pelas unidades se sintam mais motivados a contribuir com a franquia.

Fornecer informações claras e honestas aos franqueados demonstra transparência e confiança. Outra maneira simples de fazer isso é estabelecer uma rotina constante de divulgação de atualizações sobre o desempenho da rede, compartilhando informações importantes sobre metas, números, decisões e mudanças na empresa.

Reconhecimento de desempenho

Recompensas monetárias são uma maneira de premiar os franqueados por seu desempenho – essas recompensas podem incluir bônus, comissões ou outras formas de pagamentos extras. Um uso interessante para esse tipo de recompensa é ao motivar os franqueados a alcançar metas específicas, normalmente durante um período pré-determinado (como durante a realização de uma campanha ou promoção).

Mas nem toda recompensa precisa incluir pagamentos em dinheiro: prêmios simbólicos (como certificados, medalhas e troféus) ou benefícios adicionais (como dias de folga ou oportunidades de treinamento) também são elementos importantes para fazer com que os franqueados se sintam reconhecidos e valorizados, tornando-se mais propensos a se engajar e se esforçar para alcançar metas e melhorar ainda mais seu desempenho.

O simples reconhecimento público – ou seja, um elogio formal, que pode ser feito em uma reunião de equipe, uma newsletter, um post em uma rede social – também aumenta a autoestima dos franqueados e o sentimento de valorização das equipes; e não deve ser subestimado.

Incentivo à participação

Não adianta cobrar engajamento dos franqueados se a própria franqueadora não cultiva uma cultura de incentivo à participação e ao trabalho colaborativo. Os responsáveis pelas unidades de franquias devem ser encorajados a compartilhar opiniões e insights, participando ativamente do negócio. Além de fazer com que os franqueados se sintam mais motivados, a medida é estratégica em termos de desenvolvimento do negócio, uma vez que pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria e inovação.

Pode ser uma boa ideia implementar um programa de sugestões, por meio do qual os franqueados podem compartilhar propostas e observações para melhorar a rede como um todo. É interessante estimular a colaboração periodicamente com questões e temas específicos (por exemplo: “como podemos melhorar o atendimento ao cliente na nossa rede”?). Incentivos e recompensas também podem ser entregues aos franqueados cujas sugestões forem aceitas e implementadas.

Reuniões regulares de equipe também são uma forma prática e consolidada de encorajar a colaboração e estimular a integração entre os franqueados. Reuniões são úteis para discutir problemas, compartilhar ideias, discutir o desempenho da franquia, planejar futuras iniciativas e mesmo trocar feedback.

Reuniões também podem ser bons momentos para a realização de brainstormings em grupo, em que vários membros da equipe dão ideias para resolver desafios, desenvolver soluções e desenhar novos processos ou estratégias. A única regra do brainstorming é que não existe certo ou errado: o ideal é que todos se sintam à vontade para contribuir, pois mesmo uma ideia a princípio imperfeita pode ser aprimorada com a colaboração de todo o grupo.

 

Guilherme Reitz é CEO e cofundador da Yungas, empresa de tecnologia especializada em gestão e comunicação de redes de lojas e franquias

 

Tags: ArtigocomunicaçãoempresasfranquiasgestãoHora CampinasmercadomotivaçãoOpiniãosetortecnologia
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Campinas corre para fazer contrato emergencial no transporte
Opinião

Artigo – Tarifa Zero: crescimento desacelerado e questões emergentes – por Jurandir Fernandes

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Artigo: Um país que vira as costas às meninas – por Cynthia Betti
Opinião

Artigo: Um país que vira as costas às meninas – por Cynthia Betti

Por Redação
5 de novembro de 2025

...

Artigo: O incômodo sentido da vida – por Joaquim Z. Motta

Artigo: O incômodo sentido da vida – por Joaquim Z. Motta

4 de novembro de 2025
Artigo – Justiça socioambiental: COP30 desafia mercado corporativo no Brasil – por Guibson Trindade

Artigo – Justiça socioambiental: COP30 desafia mercado corporativo no Brasil – por Guibson Trindade

3 de novembro de 2025
A Semana Santa e suas provocações

Artigo: A fé na ‘comunhão dos santos’ – por Lino Rampazzo

2 de novembro de 2025
Artigo: Uma professora imperfeita – por Vanessa Crecci

Artigo: Uma professora imperfeita – por Vanessa Crecci

1 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.