PUBLICIDADE
1 de abril de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Opinião

Artigo: Novas soluções de pagamento e a bancarização no Brasil – por Eduardo Barreto

Redação Por Redação
12 de julho de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Novas soluções de pagamento e a bancarização no Brasil – por Eduardo Barreto

Foto: Divulgação

Há 10 anos, menos de 60% dos brasileiros tinham acesso às instituições financeiras, de acordo com dados do Banco Mundial. Isso significa que mais da metade da população usava dinheiro para fazer transações. Trata-se de um costume que por muito tempo esteve arraigado em nossa cultura por uma série de motivos, como a percepção de maior controle sobre a renda, o desconhecimento em relação ao funcionamento do sistema financeiro do país e o medo de contrair dívidas.

O que vemos hoje, no entanto, é uma mudança significativa nesse cenário, sobretudo nos últimos meses. Em isolamento social, as pessoas optaram por meios digitais para fazer e receber pagamentos e, aos poucos, estão revendo antigos hábitos de consumo. Ao mesmo tempo, há uma evolução crescente na indústria com a oferta de novos meios de pagamento para atender às demandas da sociedade.

Dados do Banco Central, divulgados em outubro de 2020, são um bom indicador: eles mostraram que quase 10 milhões de brasileiros se “bancarizaram” desde março de 2020, no período em que surgiram os primeiros casos de Covid-19 no país.

Mesmo assim, segundo o mesmo levantamento, ainda existiam 36 milhões de pessoas sem relacionamento com instituições bancárias. Uma lacuna considerável!

E o que consumidores, empresas e governos ganham com isso? É inegável que trocar o dinheiro pela adoção de meios de pagamento digitais traz um círculo virtuoso de vantagens: o aumento da segurança, comodidade e agilidade, a redução das despesas nas transações, a oportunidade de acesso a programas de benefícios, a eficiência na gestão do negócio, o acesso a dados e a disponibilidade de crédito são algumas delas. Sem falar, mais recentemente, na questão da higiene como um diferencial no combate à proliferação do vírus.

Sem dúvida, esse movimento de bancarização ganhou tração com o auxílio emergencial. Para receber o recurso, foram abertas contas digitais, as quais estarão disponíveis mesmo após o término do auxílio. Em parceria com a Caixa, por onde o beneficiado recebe o auxílio, disponibilizamos dentro do aplicativo Caixa Tem um cartão de débito virtual da Visa para o usuário realizar compras e, além disso, concorrer a uma série de prêmios.

Foi uma maneira que encontramos de estimular e agregar valor a esse importante processo de inclusão financeira e social que acompanhamos nos últimos meses, em uma iniciativa que busca contribuir para o desenvolvimento econômico e fazer com que pessoas, empresas e governos prosperem.

Ecossistema em ebulição: mais gente se beneficiando

À medida que boa parte da população sem acesso a serviços bancários passa a aderir a novos meios de pagamento, a indústria se reinventa para oferecer tecnologias mais eficientes, seguras e convenientes a esses novos usuários. Dentro desse ecossistema em ebulição, noto um esforço de todos os players no sentido de democratizar o acesso e promover a inclusão digital e financeira.

Um bom exemplo é a popularização dos meios de pagamento instantâneos, como as transações por WhatsApp.

Com esse serviço, usuários pessoas físicas do app no Brasil, clientes dos emissores participantes do programa, podem transferir dinheiro entre si com a mesma comodidade e rapidez com que trocam mensagens e figurinhas. Existe um potencial enorme de inclusão se pensarmos que a grande maioria dos brasileiros já usa o WhatsApp diariamente como plataforma de comunicação.

Do lado dos empreendedores, a tecnologia Tap to Phone permite que eles recebam pagamentos por aproximação direto no seu smartphone ou tablet sem a necessidade do uso de uma maquininha. Basta instalar um software, como se fosse um aplicativo, e habilitar as transações junto a um credenciador num mais econômico e seguro.

É uma tecnologia especialmente promissora para pequenos negócios num momento crítico como o que estamos vivendo. Imagine que um artesão, o dono da quitanda do bairro ou a senhora que vende bolos na esquina podem, com o Tap to Phone, receber pagamentos de forma simples e barata com seu celular, desde que credenciados para tanto. O comerciante ganha um benefício valioso na palma de sua mão.

Ainda temos uma grande missão pela frente para construir um futuro mais equânime e sem barreiras para as próximas gerações e levar os benefícios do mundo digital a todos. Nas palavras do secretário-geral da ONU António Guterres, “precisamos colocar a tecnologia digital a serviço daqueles que mais precisam: os mais vulneráveis, marginalizados, os que vivem na pobreza ou sofrem de todo tipo de discriminação”.

Eduardo Barreto é vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil

Tags: ArtigobancosEconomiafinançasHora CampinasOpinião
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Agências bancárias voltam a funcionar nesta quinta-feira para atendimento presencial
Opinião

Agências bancárias: o abandono de milhões de brasileiros – por Lourival Rodrigues

Por Redação
1 de abril de 2026

...

STF precisa de um código de conduta
Opinião

Artigo: Por que o STF precisa de um código de conduta – por Júlio César Cardoso

Por Redação
31 de março de 2026

...

Cão Orelha: RMC integra esforço nacional para punir com mais rigor ataques a animais

Artigo: O olhar que transforma proteção em lei – por Gustavo Reis

30 de março de 2026
Artigo: Árvores trocadas por buracos em Barão Geraldo – por Adilson Roberto Gonçalves

Artigo: Árvores trocadas por buracos em Barão Geraldo – por Adilson Roberto Gonçalves

29 de março de 2026
Artigo: A vida após o diagnóstico – por Juliana Pampanini Bertelli

Artigo: A vida após o diagnóstico – por Juliana Pampanini Bertelli

28 de março de 2026
Artigo: Diversidade nos espaços de poder como estratégia de desenvolvimento sustentável – por Tania Cristina Teixeira

Artigo: Diversidade nos espaços de poder como estratégia de desenvolvimento sustentável – por Tania Cristina Teixeira

27 de março de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Retirada de bancas no Centro mobiliza categoria e gera reação da Câmara de Campinas

    Retirada de bancas no Centro mobiliza categoria e gera reação da Câmara de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assassino de menina de 10 anos em Campinas é condenado a 60 anos de prisão

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa do Boi Falô celebra tradição e memória na Sexta-Feira Santa em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Prefeitura promete apresentar plano para impasse das bancas no Centro até 13 de abril

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral acontece no Sábado de Aleluia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.