13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: O matrimônio – por Wilson Cesca

Redação Por Redação
20 de dezembro de 2024
em Opinião
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Artigo: O matrimônio – por Wilson Cesca

Foto: Freepik

Deus, que é sumamente bom (Mc 10,18) e é Amor (1Jo 4, 8-16), criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, abençoou-os e lhes disse que fossem fecundos. Imagem e semelhança da Santíssima Trindade enquanto comunidade de amor. “Cristo quis nascer e crescer no seio da Sagrada Família de José e Maria. A Igreja não é outra coisa senão a “Família de Deus” doméstica como a família de Nazaré, em conformidade com o ensinamento do Catecismo da Igreja, (CIC 1655 a 1658).”

Esta realização pode ser, cada dia, mais cheia de bênçãos. E estas acontecem, na felicidade e no sofrimento, na saúde e na doença, na medida em que Deus esteja, sempre mais, no centro da caminhada do matrimônio. Estas nossas percepções são, com certeza, uma pálida ideia do matrimônio instituído por Deus e não pelos homens (Gn 1, 26-31 e 2, 18-25).

A construção do matrimônio deve começar pela sua preparação no seguimento dos conselhos do Senhor (Lc 6, 46-49, Mt 7, 24-27 e Lc 14, 28-33). Quanto amor não merece a preparação da união de duas vidas para construir uma família?!

O casamento que não gera filhos, desde logo se deve esclarecer, não é menos abençoado do que aquele que gera.. O ato de entrega mútua, com amor entre o homem e a mulher, que fazem na celebração do matrimônio, já é a bênção de Deus em suas vidas. Os filhos não são os únicos frutos possíveis. Há muitos outros, como o amor recíproco, o amparo dos pais de ambos, cuidar dos filhos espirituais e a dedicação para com a comunidade.

Sempre foi desejo do Criador proteger a indissolubilidade do casamento. Jesus deixou muito claro que a permissão de repudiar a mulher pelo marido (Dt 24,1-4) foi tolerada devido à dureza de coração dos homens daquele tempo (Mt 19,1-9 e Lc 16, 17-18), como um momento preparatório e provisório, esperando inserir sua lei no fundo de seu ser e gravá-la no seu coração (Jr 31,33).

Desde o tempo da Antiga Aliança, para o seguidor da vontade divina, o matrimônio era um ato sagrado perante Deus. Disse Tobias a Sara, sua esposa: “Somos filhos dos santos e não devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus” (Tb 8,1-5).

O Catecismo da Igreja (CIC 1616 e 1617), com apoio nos ensinamentos de São Paulo, compara os compromissos entre os esposos com a união de Cristo e da Igreja (Ef 5, 21-26 e 5, 31-32), afirmando no versículo 32: “Este sacramento é grande: digo-o com relação a Cristo e à Igreja.” Por conseguinte, foi pela perspectiva de São Paulo que a Igreja fundamentou a concepção sacramental do matrimônio.

O matrimônio é um sacramento, isto é, ato sagrado pelo qual a união do amor do homem e da mulher, manifestada pelo “sim” de um ao outro, torna-se santa, iniciando ambos uma nova vida em comunhão, sob a bênção de Deus e da Igreja. Que dignidade tem a união de um homem e de uma mulher que se dão um ao outro para que cada um colha a vida em abundância prometida por Jesus (Jo 10, 10)!

No entanto, a sociedade civil e a família têm passado por transformações, não só no Brasil como também em outros países, com a aprovação de leis do divórcio, possibilitando que as pessoas se casem mais de uma vez. A vigente Constituição Federal, diferentemente das precedentes, ao invés de referir-se à família, composta pelo pai, mãe e filhos, menciona a entidade familiar, que abarca não só os pais e filhos, mas também os membros oriundos de casamentos anteriores.

Qual é a posição do cristão e da Igreja frente a essa realidade?

O vínculo matrimonial faz parte da aliança de Deus com os homens: “o autêntico amor conjugal é assumido no amor divino e é guiado e enriquecido pelo poder redentor de Cristo e pela ação salvífica da Igreja para que os esposos sejam conduzidos eficazmente a Deus e ajudados e confortados na sublime missão de pai e mãe”. É o que ensina a encíclica Gaudium et Spes, nº 48. (Recomenda-se ler também os números 47 e 49). Os evangélicos sinóticos enfatizam a indissolubilidade do matrimônio (Mc10, 1-12 e Lc 16, 17-18).

O autêntico cristão não deve recear se contrapor às leis dos homens (Mt 10, 28-33). Deve antes servir de exemplo de que o matrimônio exige fidelidade inviolável e que o seu amor é definitivo, não condicionado a acontecimentos futuros e incertos. É dever do casal seguidor de Cristo refletir com suas atitudes e postura o amor entre os cônjuges, de modo a despertar idêntico comportamento nos outros casais ao agir como o sal da terra e a luz do mundo, (Mt 5,13-16).

O amor entre os cônjuges deve ser cultivado, aperfeiçoado e mais intenso do que o praticado entre os irmãos. Deus, que é amor, quer que os cônjuges, que não são dois, mas uma só carne, Mc 10, 8-9, cumpram a exigência evangélica do amor, recusando-se a dissolver o casamento, que se torna inseparável do mistério através do qual Jesus se une à Igreja para sempre e do sacramento pelo qual Ele induz os seus neste mistério.

É também da vontade divina a fidelidade conjugal (Mt 5, 27-28). O adultério é muitas vezes condenado nas Escrituras (Pr 2, 16-18; Mt 2, 14-16; Eclo 23, 22-27 e Hb 13, 4).

O casamento realizado com amor perante Deus, livre de toda forma de coação, com plena liberdade, constitui uma graça e uma bênção divinas, não podendo fracassar, sendo um caminho seguro para que o casal possa, com auxílio recíproco, se salvar, sendo atraídos a Cristo (Jo 12,32), cumprindo, assim, o desejo do Pai para que ambos tenham a vida eterna e sejam ressuscitados no último dia (Jo, 6,35-40).

Contudo, aqueles que optam pelo divórcio e voltam a se casar perante a lei civil, com o que a Igreja não concorda, nem por isso devem ser afastados da Igreja, que tem posição definida, ensinando: “a respeito dos cristãos que vivem nesta situação e geralmente conservam a fé e desejam educar cristãmente seus filhos, os sacerdotes e toda a comunidade devem dar prova de uma solicitude atenta, a fim de não se considerarem separados da Igreja, pois, como batizados, podem e devem participar da vida da Igreja.” (Cat. 1651).

A vida da família é cheia de tarefas repetitivas, que muitos chegam a considerar enfadonhas e aborrecidas. Aqueles, porém, que vão sendo tomados pelo amor da Santíssima Trindade, vão descobrindo a alegria até na repetição das tarefas mais simples. Descobrem que a vivência do grande mistério que é Deus conosco e Deus em nós (Cl 1, 25-27) ilumina, transfigura e faz sempre novas todas as tarefas. (Ap 21, 5). Essas atividades são sempre também oportunidades de partilha na Igreja doméstica.

A Igreja doméstica é o lugar da vivência do amor na família (1Cor 13, 1-13; Ef 6, 1-4). Infelizmente nossos pecados nos fazem cair, mas nossas quedas são também oportunidades de reconciliações verdadeiras (Lc 15, 11- 32); arrependimentos verdadeiros e perdões entre todos na família (Mt 5, 12 e Mt 18, 21-22).

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós (2Cor 13,13).

 

Wilson Cesca é advogado, escritor, agente de pastoral no Santuário Santa Rita de Cassia, membro da Academia Campineira de Letras e Artes, em Campinas- SP.

 

 

Tags: amorArtigocasalcasamentocomunhãoHora CampinasmatrimônioOpinião
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: Ícones, ídolos e idiotas – por Joaquim Z. Motta
Opinião

Artigo: Ícones, ídolos e idiotas – por Joaquim Z. Motta

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Artigo – Doação x investimento social: o próximo passo para fortalecer o terceiro setor e gerar valor para a economia – por Lúcia Decot Sdoia
Opinião

Artigo – Doação x investimento social: o próximo passo para fortalecer o terceiro setor e gerar valor para a economia – por Lúcia Decot Sdoia

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Artigo: Por uma bússola moral para o País – por Ives Gandra da Silva Martins

Artigo: Por uma bússola moral para o País – por Ives Gandra da Silva Martins

11 de janeiro de 2026
Trump diz que EUA vão administrar Venezuela até “transição segura”; Chile, México e Colômbia repudiam

Artigo – EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado – por Celeste dos Santos

10 de janeiro de 2026
EUA inauguram nova fase de intervenção na América Latina com invasão à Venezuela

Artigo: A soberania como desculpa para a cegueira moral – por Rosana Valle

10 de janeiro de 2026
Artigo: O papel da tecnologia na reinvenção do marketing para a indústria de alimentos – por Aline Alexandrino

Artigo: O papel da tecnologia na reinvenção do marketing para a indústria de alimentos – por Aline Alexandrino

9 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.