4 de outubro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Opinião

Artigo: Propriedade intelectual e industrial: proteção da marca no mundo on-line – por Clara Toledo Corrêa

Redação Por Redação
20 de outubro de 2023
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Propriedade intelectual e industrial: proteção da marca no mundo on-line – por Clara Toledo Corrêa

Foto: Freepik

Muito se engana que o conceito de Indústria 4.0 (ou a Quarta Revolução Industrial) se aplica somente aos grandes. Com os consumidores cada vez mais exigentes, os pequenos negócios devem se voltar para esse movimento e se atentar à realidade virtual como forma de conferir melhor e maior experiência aos seus consumidores, bem como conquistar novos clientes.

Por óbvio é importante que o empreendedor que deseja se aventurar nesse mundo ainda pouco conhecido para uma determinada geração – sendo a geração Z mais familiarizada com tal realidade – tenha consciência da importância de seu patrimônio intelectual e já realize a proteção deste no mundo off-line.

Tal cautela se faz imprescindível devido à velocidade da internet e o seu caminho natural de evolução. Se já achamos que as notícias, informações e conhecimentos inúmeros chegam de maneira rápida até nós desde o início da quarta fase da globalização é necessário levarmos em consideração que tal velocidade aumentará exponencialmente dentro das realidades virtuais.

Motivo pelo qual o pequeno empreendedor deve se atentar e iniciar a proteção de seu patrimônio intelectual já no mundo físico, onde a concorrência também não tem sido fácil. A lógica indagação seria a seguinte: Se o empreendedor não realiza o mínimo de proteção no mundo off-line, daria conta de se proteger no on-line?

Em que pese o mundo on-line muitas vezes ser mais intuitivo e menos burocrático para determinados assuntos, ainda se faz necessária a utilização de órgãos e instituições físicas para que a proteção do off-line se estenda ao mundo on-line (também chamado de metaverso).

Dessa forma, para ingressar em tal realidade e até gerar rendimentos não basta somente “fazer download” (muitas plataformas sequer exigem essa prática) de um determinado aplicativo. Primeiro é necessários garantir as proteções formais existentes no mundo físico e não virtual para que essas sejam assistidas na realidade on-line. Não obstante, há quem defenda o registro de propriedade intelectual por blockchain (tecnologia de compartilhamento e armazenamento de dados) – o que deve ser visto com muita cautela, uma vez que legislações pertinentes regulam sobre o registro de marcas, patentes, desenhos industriais e indicações geográficas e não aceitam o registro a não ser por uma instituição/órgão específico.

Ademais, o não gerenciamento adequado de uma empresa no mundo off-line dificilmente acarretará em um bom gerenciamento via realidade virtual e isso deve ser visto não apenas pelos números de registros perante as instituições acima mencionadas, mas pela elaboração de contratos detalhados perante os stakeholders.

Tudo isso pode parecer muito complexo e pouco executável para a realidade do pequeno empreendedor, mas creio que não seja e explico o motivo: nós brasileiros somos a segunda nação no mundo que mais tempo passa diante da internet (em média 9h e 32min) – ou seja, mais da metade de nossas vidas. Se dispendemos tanto tempo na internet, não conseguiríamos dar conta do “metaverso” como fazem as grandes marcas?

Lógico, como já mencionado, o negócio ainda que pequeno e inicial deve estar “redondo” para tal empreitada, para que a experiência tanto para o empreendedor quanto para o consumidor seja algo positivo e gere frutos. E com isso, ainda arrisco a dizer que deixar um negócio “redondo” desde o seu início, principalmente se ele for pequeno, torna a expectativa de vida da empresa melhor e maior diante da realidade.

Dessa forma, o pequeno empreendedor deve investir na correta proteção de sua propriedade intelectual e utilizar da internet desde cedo, seja produzindo conteúdo ou vendendo para dar o primeiro passo para ingressar na realidade virtual.

 

Clara Toledo Corrêa é advogada, especialista em Propriedade Intelectual e Industrial, Marcas e Patentes e atua na Toledo Corrêa Marcas e Patentes.

Tags: ArtigodigitalempresasHora CampinasInovaçãoInternetmarcametaversoOpiniãopatentepropriedade industrialpropriedade intelectualproteçãoregistrotecnologia
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Mascote Missy: afeto e ciência na escola – por Roberta Guimarães
Opinião

Artigo – Mascote Missy: afeto e ciência na escola – por Roberta Guimarães

Por Redação
4 de outubro de 2025

...

COP-30 está chegando e as incertezas permanecem – por José Pedro Martins
Opinião

Artigo – COP30: executivo lista 3 desafios logísticos que estarão em pauta – por Fabiano Lorenzi

Por Redação
3 de outubro de 2025

...

Artigo: Que história você quer contar sobre sua vida? – por Frederico Henrique M. Fernandes

Artigo: Que história você quer contar sobre sua vida? – por Frederico Henrique M. Fernandes

2 de outubro de 2025
Artigo: Escravos no século 21 – por Dimas Ramalho

Artigo: Escravos no século 21 – por Dimas Ramalho

1 de outubro de 2025
Artigo – 150 anos da Estrada de Ferro Sorocabana: trilhos que uniram cidades, vidas e lutas – por José Claudinei Messias

Artigo – 150 anos da Estrada de Ferro Sorocabana: trilhos que uniram cidades, vidas e lutas – por José Claudinei Messias

30 de setembro de 2025
Artigo: A força da marca empregadora na atração e retenção de talentos – por Nadjane Oliveira

Artigo: A força da marca empregadora na atração e retenção de talentos – por Nadjane Oliveira

29 de setembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Quem era a influenciadora de 27 anos que morreu em acidente em Campinas

    Quem era a influenciadora de 27 anos que morreu em acidente em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Hortolândia celebrará padroeira com feriado municipal em 7 de outubro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Ranking nacional: Campinas fica em 2º lugar em qualidade de vida

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Guarani pode chegar à marca de 50 mil torcedores em 4 jogos no Brinco

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher morre e passageira fica ferida em capotamento em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.