Nenhum time somou mais pontos, venceu mais jogos nem marcou mais gols que o Athletic-MG na Série C em 2024. Comandado pelo treinador campineiro Roger Silva, ex-atacante da Ponte Preta e outros grandes times do futebol brasileiro, o modesto clube do interior mineiro conquistou o acesso à Série B pela primeira vez em sua história e se prepara para decidir o título da terceira divisão nacional.
No último sábado (5), mesmo necessitando apenas de um empate dentro de casa para conquistar o inédito acesso, o Athletic não quis saber de jogar com o regulamento debaixo do braço, partiu para cima desde o início e derrotou o Londrina por 2 a 1, na Arena Sicredi, em São João Del-Rei, a cerca de 200 km de Belo Horizonte.
Com o resultado positivo, a equipe mineira terminou na liderança de seu grupo, com 10 pontos, mesma pontuação da Ferroviária, que goleou o Ypiranga-RS por 4 a 2, em Araraquara, e também conquistou o acesso, como vice-líder. A Ferrinha voltará a disputar a Série B depois de 30 anos.
Com um total de 15 vitórias em 25 jogos, o Athletic somou, ao todo, 50 pontos e marcou 50 gols, recordes da atual edição da Série C. Foram 12 triunfos e 39 gols na primeira fase, disputada em turno único com 19 rodadas, além de mais três vitórias e 11 gols no quadrangular final, com turno e returno, totalizando seis rodadas.

Na outra chave, Volta Redonda e Remo já haviam comemorado o acesso à Serie B com uma rodada de antecedência, deixando para trás São Bernardo e Botafogo-PB. O time paraibano, comandado pelo técnico campineiro Evaristo Piza, com passagem pelo Guarani em 2014, havia sido o líder geral da primeira fase, mas decepcionou no quadrangular final e acabou na terceira colocação em seu grupo no quadrangular final.
A grande decisão da Série C reunirá Athletic-MG e Volta Redonda, líderes de seus respectivos grupos na fase final. O jogo de ida acontece neste sábado (12), às 17h30, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O duelo decisivo acontece no dia 19 de outubro, às 17h30.
Roger goleador
Artilheiro do século da Ponte Preta, à frente do centroavante Washington, o ex-atacante Roger Silva é o 15º maior goleador da história do clube alvinegro, com 67 gols marcados em 201 jogos, divididos por cinco passagens entre 2003 e 2020.
Durante a carreira, Roger também chegou a defender o maior rival da Ponte Preta. Em 2010, emprestado pelo São Paulo, ele viveu uma curta, porém produtiva passagem de três meses pelo Guarani, onde se destacou marcando seis gols nas primeiras sete rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro.
Roger era o artilheiro da competição no momento da paralisação para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mas acabou negociado pelo Tricolor Paulista durante o Mundial e deixou o Bugre com destino ao Kashiwa Reysol, do Japão.
Ao longo da carreira, Roger defendeu mais de 20 clubes, incluindo os três grandes da capital paulista: São Paulo, Palmeiras e Corinthians. O atleta também vestiu as camisas de Internacional, Botafogo, Fluminense, Athletico-PR, Vitória, Ceará, Bahia, Sport e Chapecoense, entre outras equipes do Brasil e do exterior.
Roger se aposentou dos gramados após a disputa do Campeonato Paulista de 2021, onde defendeu a Inter de Limeira.
Por uma coincidência do destino, Roger marcou o último gol de sua carreira no estádio Moisés Lucarelli, porém contra a Ponte Preta, clube pelo qual foi revelado. Na ocasião, em abril de 2021, ele anotou o gol da vitória da Inter de Limeira por 1 a 0 sobre a Macaca, pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Roger treinador
Logo após pendurar as chuteiras, Roger Silva aceitou convite para assumir a função de gerente de futebol da Inter de Limeira, sendo encarregado da montagem do elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. A experiência como dirigente, no entanto, durou somente três meses e logo virou o técnico da equipe de Limeira.
Depois disso, em 2022, ele começou a história de sucesso no Athletic, com idas e vindas, sempre com boas campanhas no Campeonato Mineiro, chegando no mata-mata.
No ano passado, em sua primeira experiência na Série C, Roger Silva comandou o Pouso Alegre, também de Minas Gerais, mas acabou demitido a poucas rodadas do fim da primeira fase e o time acabou rebaixado à Série D. Na atual temporada, ele comandou o Primavera, de Indaiatuba, na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista, mas não conseguiu o acesso à elite estadual.
Agora, em sua terceira passagem pelo Athletic, Roger levou a modesta equipe do interior mineiro, recém-promovida à Série C, à primeira participação na Série B.
O time, com mais de 115 anos de história, retornou ao profissionalismo em 2018, saiu da última divisão do futebol mineiro e agora alcança a segunda divisão nacional. Além da Série B, o Athletic também participará da Copa do Brasil de 2025, graças à conquista do Troféu Inconfidência.