O grupo do Guarani que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro atualmente não conta com jogadores formados no Brinco de Ouro. No entanto, isso não significa que as categorias de base estejam fora das prioridades do clube, pelo contrário. A direção está atenta aos atletas que despontam como promessas.
Nesta quinta-feira (18), o Guarani anunciou a renovação de contrato do atacante Kewen, artilheiro do time no Campeonato Paulista Sub-20, com 6 gols.
Kewen, de 20 anos, renovou contrato até dezembro de 2026, com preferência de prorrogação por mais um ano. Ele chegou na atual temporada ao Brinco, depois de passagens pela base do Criciúma e Osasco Audax. Durante a Série C, o atacante foi relacionado para o banco de reservas em algumas partidas.
Por outro lado, o clube anunciou ainda nesta quinta a rescisão com o zagueiro Titi e o atacante Eliseu, atletas que também foram formados no clube, mas já com alguma rodagem em comparação com Kewen. Eles chegaram a ser titulares durante o Campeonato Paulista, mas perderam espaço.
Valorização da base
Em razão da limitação orçamentária imposta pela participação na Série C, o Guarani desde o início da temporada trabalha no sentido de estar atento à base. O primeiro técnico do clube em 2025 foi Maurício Sousa, cujo histórico é ligado à formação de atletas. Após sua saída, o Guarani mudou o perfil da equipe, que de jovem passou a ser mais experiente, mas não abriu mão de manter o foco nos garotos.
Hoje, a direção tem no coordenador técnico Elano o pilar na avaliação dos jovens. Formado como atleta no Brinco, o ex-meia da Seleção Brasileira não deixa de acompanhar os passos dos candidatos a promessas.
“Uma das minhas principais funções no Guarani tem sido essa integração com a base”, diz Elano. “Todo mundo sabe da força do Guarani na formação de atletas e precisamos usufruir disso o máximo possível.”
As apostas
No Campeonato Paulista, o principal nome do time bugrino foi um jogador da base. O atacante João Marcelo ganhou espaço e terminou a competição como artilheiro do Guarani com 4 gols antes de ser vendido ao Atlético-MG.
Em seguida, já após a mudança na diretoria de futebol, o volante Lucas, de 15 anos e capitão do time juvenil, renovou seu vínculo de formação e passou a treinar com o elenco que disputou a Copa Paulista. “Lucas é um atleta com uma grande projeção no futebol, e essa pode ser a ponta do iceberg para grandes coisas que estão por vir”, comentou Elano.
Agenda
Neste final de semana, as equipes de base do Guarani entram em campo para a disputa do Campeonato Paulista.
No sub-20, o Bugre encara o Grêmio Prudente nesta sexta-feira (19), às 15h, em Presidente Prudente, pelas oitavas de final.
Já o sub-15 e o sub-17 jogam no sábado (20) pela terceira fase. O primeiro enfrenta o Ibrachina, fora de casa, às 9h, enquanto o sub-17 joga no CT do Guarani, às 11h, diante do Brasilis.











