Com quase 20 anos de história ligada à prestação de serviços comunitários, a Rádio Valinhos FM 105,9 corre o risco de encerrar as suas transmissões em razão de uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que exige a mudança de frequência para 87,9 FM.
Fundada oficialmente em 12 de outubro de 2002, a Rádio Valinhos FM vai completar 20 anos em 2022. A mantenedora do veículo é a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Valinhos, com outorga renovada até 2023.
Em mobilização para ajudar a emissora local, um grupo de artistas de Valinhos participará de uma mostra musical que está sendo organizada com o objetivo de sensibilizar a população e arrecadar recursos financeiros para viabilizar a aquisição de nova antena e novo transmissor.
Os equipamentos, que somam o valor de R$ 35 mil, são necessários para atender a exigência da Anatel e, assim, garantir a continuidade das atividades. O prazo estabelecido pela agência reguladora vai até o fim deste mês de dezembro. Caso contrário, a autorização para o funcionamento da rádio será encerrada.
A Mostra Musical de Valinhos será realizada na próxima quinta-feira (9), às 19h, com transmissão on-line em tempo real. O evento conta com a produção artística da compositora, cantora e violonista Ana Person, em parceria com Zé Ramos, da Cena Cultural Produções.

A Mostra Musical de Valinhos reúne 11 artistas premiados no Festival de Artes Aldir Blanc: André Filipe Violin, Bruno Coppini, Gabriela Person, Isa Pagnota, Marina Mafra, Martina Marana, Pansi, Renato Casacio, Rinaldo de Paula, Rodolfo Postal e Ana Person.
“Além de ajudar a rádio a arrecadar verba necessária para a troca de equipamento e dar continuidade as suas transmissões, a expectativa é presentear a comunidade local e internautas do mundo com obras autorais e interpretações musicais premiadas, fazendo com que o trabalho dos 11 músicos que integram a Mostra Musical seja conhecido e mostrando a importância da música na sensibilização para engajamento das causas sociais”, destaca Ana Person.

A voz da nossa gente
De acordo com Ana Person, a rádio comunitária de Valinhos é um lugar sagrado e muito importante para o bem comum. “Abre espaço diariamente para debates, informações, opiniões diversas, movimentos de defesa do meio ambiente e causa ecológica, proteção a minorias religiosas, étnicas e culturais, grupos feministas e defensores da causa LGBTs, associações de defesa do consumidor e fraternidades, sociedades protetoras dos animais, clubes e diretórios estudantis e acadêmicos, associações de bairros e comunitárias, organizações beneficentes em prol de grupos socialmente desfavorecidos, como as responsáveis pela distribuição de cestas básicas à comunidade carente, e muitas outras frentes”, enumera Ana Person.
“É uma rádio jornalística, educativa, cultural e social com linda trajetória voluntária de 19 anos na defesa do interesse público, beneficiando a comunidade de forma geral. É uma rádio imprescindível e condizente com seu slogan ‘A voz da nossa gente’. E essa voz não pode se calar”, enfatiza Ana Person.
“As rádios comunitárias não tem fins lucrativos e o nosso objetivo é servir a comunidade através de ações culturais e esportivas, além das entidades assistenciais. Ao longo desses 19 anos, a Valinhos FM tem realizado esse papel. Nosso maior projeto acontece nas eleições municipais, quando contamos com a ajuda de cerca de 100 voluntários e realizamos a apuração paralela. Com isso, conseguimos apurar quem é o novo prefeito, ou prefeita, muito antes da Justiça Eleitoral”, destaca o vice-presidente da Rádio Valinhos FM, o jornalista Fernando D’Ávila. Atualmente, a rádio conta com 30 colaboradores voluntários.

As doações para a Rádio Valinhos FM podem ser feitas através de depósito na conta corrente do (Banco Bradesco, Agência 0214, conta corrente 50612-5), pela chave PIX (CNPJ) 02.130.718/0001-28 ou por meio de envelope endereçado à rádio, que pode ser entregue na secretaria da Paróquia de São Sebastião ou na própria rádio, que fica na Rua Padre Manoel Guinot, nº 74, no Centro de Valinhos.
“Com a mudança de prefixo determinada pela Anatel, exigindo nova antena e transmissores, estamos realizando várias campanhas com o apoio da comunidade e na segunda quinzena de dezembro já deveremos implantar o novo prefixo”, espera Fernando D’Ávila, um dos fundadores da Rádio Valinhos FM, em 2002, ao lado do comunicador Dunga Santos e do padre João Luiz Fávero, à época pároco da Matriz de São Sebastião de Valinhos.

SERVIÇO:
O quê: Mostra Musical Valinhos.
Quando: 9 de dezembro (quinta-feira), às 19h.
Onde: Transmissão online via Instagram, Facebook e YouTube.
Instagram: www.instagram.com/mostramusical.valinhos
Facebook: www.facebook.com/mostramusical.valinhos
Youtube: www.youtube.com/anaperson
Realização: Cena Cultural Produções (idealização e coordenação), Lumen Studio (montagem de vídeos) e Ana Person Produções (roteiro, cerimonial e produção artística).
Objetivo: Presentear a população com obras musicais premiadas e obter doações para compra de novo equipamento de transmissão para a Rádio Valinhos FM.
Doações: Contribuição espontânea com qualquer valor.
Conta da Rádio: Banco Bradesco – Agência 0214 / Conta Corrente 50612-5.
PIX (CNPJ): 02.130.718/0001-28.







