A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) completa nesta quinta-feira (21) 104 anos de fundação. A entidade, uma das mais atuantes da cidade, desempenha papel de destaque para o desenvolvimento econômico e social de Campinas há mais de um século.
“Empreender é olhar à distância, e juntos vamos longe”, afirma Adriana Flosi, presidente da entidade. Sob a liderança de Adriana, a Acic tem reforçado sua missão de impulsionar negócios, fortalecer conexões e transformar a economia local.
Para celebrar este aniversário, as redes sociais da Acic ganharam homenagens, com compilado de fotos dos momentos mais marcantes da entidade e que também se somam aos fatos históricos de Campinas.
Desde a fundação, a entidade empresarial vem construindo sua trajetória como um passo a passo para o varejo que prioriza a tecnologia, a inovação e a troca de conhecimento como ferramenta essencial no suporte e para o sucesso dos empreendedores campineiros.
O comércio e o varejo de Campinas, que representam cerca de 65% do PIB local, são beneficiados diretamente pelas iniciativas da Acic, que organiza eventos, promove capacitações e facilita o acesso a tecnologias inovadoras.
A associação também é responsável por fomentar redes de negócios que fortalecem o ecossistema econômico da região, consolidando Campinas como um dos principais hubs estratégicos do Brasil.
Trajetória
Fundada em novembro de 1920, a Acic surgiu como símbolo da união de empresários locais em um momento de intensa urbanização, com o objetivo de fortalecer o comércio e a indústria.

Nas décadas de 1950 a 1970, como exemplo, foi fundamental na articulação de projetos de infraestrutura e mobilidade urbana, impulsionando a modernização da cidade. Com o crescimento do polo tecnológico de Campinas nos anos 1990 e 2000, a Acic conectou o setor produtivo às novas tendências, promovendo a digitalização e a inovação como pilares para o empreendedorismo.
Mais recentemente, durante a pandemia de Covid-19, mostrou sua força ao apoiar empresas com capacitação on-line, linhas de crédito e orientação estratégica para enfrentar a crise.
Nos últimos anos, a entidade tem liderado a transformação digital e incentivado práticas de ESG, posicionando-se como um catalisador de inovação.
“Chegar aos 104 anos é motivo de orgulho e nos desafia a manter o foco no futuro. Estamos determinados a construir, junto aos empreendedores, uma jornada que priorize conexões, inovação e sustentabilidade”, afirma Adriana.







