O Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta a retomada do crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no país, sendo a maior parte deles, 77,6%, positiva para Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Em Campinas, na semana de 19 a 25 de junho, a rede de saúde municipal atendeu 14.028 sintomáticos respiratórios. O número é 25% maior que a semana anterior, de 12 a 18 de junho.
O aumento de sintomáticos respiratórios, além de provocar crescimento nos atendimentos, ocasiona também um número elevado de afastamentos de servidores em Campinas. A combinação dos dois fatores só agrava a sobrecarga, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência e Hospitalar.
A demanda por atendimento sobrecarrega os Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros municipais.
Segundo levantamento da Pasta e da autarquia, 1.621 dos 5.903 profissionais estão afastados. O número representa 27,4% dos quadros que compõem a Secretaria de Saúde e a Rede de Urgência e Emergência municipais. A maioria apresenta sintomas respiratórios. No entanto, também há servidores em férias, uma vez que muitos estão com o recesso em atraso em razão da pandemia, quando houve cancelamento para atender à alta demanda da população.
Na semana de 19 a 25 de junho, a rede de saúde municipal atendeu 14.028 sintomáticos respiratórios. Se a comparação for feita com a semana de 15 a 21 de maio, o aumento da demanda foi de 85,6%, já que na ocasião foram realizados 7.653 atendimentos.
Remanejamento
A Administração informou que tem feito remanejamentos entre as unidades e disponibilizado horas extras para garantir o atendimento à população. No entanto, alguns serviços estão sendo impactados com uma espera maior para os casos mais leves, pois os mais graves são sempre priorizados.
A Secretaria de Saúde assegura que a assistência está garantida e reforça que é imprescindível que a população complete o seu ciclo vacinal contra a Covid-19 e se vacine contra a gripe. As duas vacinas estão disponíveis para toda a população em 65 centros de saúde (apenas os CSs Joaquim Egídio e Boa Esperança não aplicam a vacina).
Alta de casos
O número de casos confirmados de Covid-19 em Campinas nos primeiros meses deste ano já corresponde a 96,5% do total de todo o ano de 2021, conforme mostra o Painel da Covid-19 divulgado nesta segunda-feira (4) pela Prefeitura de Campinas. Enquanto em 2021 Campinas registrou 94.382 casos de Covid-19, até esta segunda-feira (4), o total de confirmações estava em 91.156.











