Devido à lista de espera e à crescente procura por atividades que unam arte e educação, o Balé Piruetta anuncia a abertura de uma nova turma extraordinária gratuita em Campinas.
As inscrições para as vagas do novo grupo estarão abertas entre até 10 de fevereiro de 2026.
As aulas ocorrem na Lona das Artes de Campinas, com metodologia que respeita o perfil de cada faixa etária:
Turma Baby (4 a 6 anos): Quartas e sextas-feiras, das 09h às 10h.
Turma Infantil (7 a 9 anos): Quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h.
A decisão de expandir a oferta de turmas surgiu para atender ao grande volume de famílias que buscam, neste início de ano, uma atividade que preencha a rotina das crianças com arte e movimento. No entanto, o que muitos pais buscam inicialmente como uma atividade de lazer, o Balé Piruetta trata como um poderoso estímulo para o desenvolvimento neurológico infantil.
Para dar luz a esses benefícios ‘invisíveis’ aos olhos dos leigos, a escola conta com a análise de Rodrigo Cachanco, psicopedagogo e coordenador pedagógico. Ele observa o balé não apenas como dança, mas sob a ótica do desenvolvimento humano, revelando como a prática atua silenciosamente na organização cerebral e na prontidão para o aprendizado.
“O balé clássico é um dos exercícios mais completos para a plasticidade cerebral na infância. Do ponto de vista psicopedagógico, a combinação de ritmo e coordenação motora grossa estimula o cerebelo e o córtex pré-frontal, áreas responsáveis pelo equilíbrio e pelas funções executivas, como o foco e a tomada de decisão. É um desenvolvimento motor e cognitivo que cria uma base sólida para a alfabetização e para a disciplina escolar, refletindo positivamente por toda a vida”, explica Rodrigo Cachanco.
A fala do especialista é endossada por estudos de neuroplasticidade, como os publicados pela revista científica Frontiers in Systems Neuroscience. As pesquisas demonstram que o treinamento de dança de longo prazo promove uma maior integridade estrutural nas fibras de substância branca do cérebro, conectando regiões sensoriais e motoras. Na prática, isso se traduz em crianças com melhor processamento de informações e maior controle inibitório (disciplina e foco).
A diretora Sarah Velloso reforça que, embora a demanda seja alta, o número de alunos por sala permanece limitado a 24 para garantir o padrão de ensino e a segurança pedagógica proposta pela instituição.
Serviço:
Nova turma – Balé Piruetta Campinas
Inscrições: 02 a 10 de fevereiro de 2026.
Contato para matrículas: WhatsApp (19) 98835-6222.
Site: balepiruetta.org.br







