Pelo segundo ano consecutivo, o segmento bancário lidera o número de reclamações do Procon Campinas em 2024. O ranking divulgado na terça-feira (11) aponta que o setor ocupa o primeiro lugar, com 2.599 queixas, seguido por comércio eletrônico, com 1.873, e cartão de crédito, com 1.433. Não houve mudança nas primeiras três posições. Já o segmento de empresas financeiras, que ocupava a quinta posição em 2023, agora é o quarto com o maior número de reclamações. Já o de telefonia móvel do terceiro caiu o quinto no ranking.
Na lista do ano, na sequência, vêm provedores de internet, energia elétrica, magazines, seguradora e empresas de cobrança.
“A divulgação do ranking na semana em que é celebrado o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, em 15 de março, também é uma forma de lembrar que informação é a principal ferramenta do consumidor para adotar boas práticas de consumo”, diz o diretor do Procon Campinas, Paulo Giglio. “Os consumidores podem identificar quais são os segmentos em que precisa ficar mais atento ao fazer negócios, e quais empresas concentram maior número de reclamações, por exemplo. É uma oportunidade ainda de compartilhar os dados e resultados do Procon no Município”, completa.
No relatório de atendimento, a cobrança abusiva foi a líder entre os temas de artigos mais utilizados do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nas reclamações (3.939), seguido por descumprimento de oferta (3.764) e vício de serviço (2.852). Também não houve mudança nos três primeiros lugares do ranking em relação a 2023. O quarto lugar ficou com ausência de informações, seguido por vício de produto e acidente de consumo.
Perfil de atendimentos
O número de atendimentos subiu de 110.693 em 2023 para 112.133 em 2024. A migração entre canais de atendimento foi sutil, com equilíbrio entre o eletrônico, telefônico e presencial, com o primeiro subindo no ranking.
Enquanto, em 2023, o telefônico ocupava a maior porcentagem de atendimentos (38%) em 2023, seguido pelo eletrônico (32%) e presencial (30%), em 2024, o primeiro lugar é do eletrônico, (com 37,8%), seguido por telefônico, 34,7%, e presencial, 27,6%.
“Embora haja uma tendência na procura por meios digitais, vemos que o número de atendimentos presenciais continua equilibrado, uma vez que há muitos consumidores que ainda preferem procurar o posto e conversar com o atendente”, afirmou Giglio.
Com relação aos postos de atendimento, a ordem se manteve, estando o Procon do Poupatempo Campinas Shopping na liderança, com 38%, seguido pelo Espaço Cidadão, no Paço Municipal (com 15%), e Agiliza Ouro Verde e Agiliza Barão Geraldo com 12% cada.
Educação pra o consumo
Nesta semana em que se comemora o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, o Procon Campinas lançou o gibi “Compra Apressada”, na terça-feira. A história gira em torno de uma família que precisa realizar uma compra urgente e se vê às voltas com dúvidas sobre o fornecedor, a entrega e o que fazer se o produto não chegar.