Nesta quinta-feira (28), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) celebrará seus 25 anos de atuação na promoção da segurança na saúde primária no Brasil. Como parte das comemorações, a ONA homenageará, com o “Prêmio Destaque da Acreditação”, 74 instituições de saúde no país que mantêm mais de 15 anos de acreditação ininterrupta, beneficiando pacientes com processos organizados, redução de erros nos atendimentos e fortalecimento da segurança ao paciente.
Na região de Campinas e Valinhos, 28 instituições são acreditadas pela ONA. Dentre elas, cinco receberão o prêmio: Hospital Maternidade de Campinas, Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, Hospital Madre Theodora Campinas, Fundação Centro Médico de Campinas e Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.
“Estamos há bastante tempo nessa caminhada junto à ONA, num processo que nos orgulha muito e tem ajudado a qualificação de todo o nosso hospital, principalmente na segurança que conseguimos oferecer no atendimento aos pacientes. Somos uma entidade filantrópica e imprimimos muita responsabilidade nos nossos serviços. Esta é uma vitória de todo nosso corpo clínico e de nossos colaborares”, diz Claudio Amatte, presidente da Diretoria Executiva da Beneficência Portuguesa de Campinas.
“Este prêmio não é apenas um reconhecimento, mas uma celebração do compromisso, da resiliência e do trabalho incansável dessas instituições em prol da qualidade e segurança na saúde. Ao longo desses anos, essas organizações demonstraram, dia após dia, que a melhoria contínua não é apenas uma meta, mas um valor que guia suas práticas e ações”, ressalta Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA.
Cenário da Acreditação
No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), existem aproximadamente 380 mil organizações de saúde, das quais 1.945 são acreditadas. A ONA é responsável por 72,1% desse mercado, totalizando mais de 1.400 organizações de saúde acreditadas, incluindo mais de 430 hospitais.