Will Eisner (1917 – 2005) foi um dos mais influentes quadrinistas e cartunistas do século XX, conhecido por suas contribuições significativas para a arte dos quadrinhos, incluindo a criação de personagens icônicos, como Spirit e a popularização do formato graphic novel.
A “Will Eisner Week”, com programação que está ocorrendo neste mês de março na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, em Campinas, inclui atividades como exposições, palestras, workshops e eventos virtuais, todos dedicados a promover e celebrar o trabalho e a influência de Eisner na cultura pop e nas artes visuais.
“A exposição na Biblioteca Zink oferece uma oportunidade única para os fãs de quadrinhos e o público em geral explorarem a obra de Eisner, conhecerem mais sobre sua vida e carreira, e participarem de eventos que destacam a importância de sua contribuição para o mundo das histórias em quadrinhos”, destaca a organização do evento. A exposição “Will Eisner: 4 Weeks”, com curadoria do Prof. Dr. Márcio José Andrade da Silva, é um evento especial que faz parte da “Will Eisner Week”.
A exposição está dividida em quatro partes:
1) Apresenta o artista, sua importância para a História dos Quadrinhos com seu pioneirismo na Graphic Novel
e a entrevista para o jornalista Dario DJ Carvalho;
2) Conta, através de alguns cartazes, a cronologia das Will Eisner Week;
3) Inicia com uma bibliografia brasileira de Will Eisner e, em seguida, são conhecidas algumas de suas
principais Graphic Novel, obras técnicas sobre quadrinhos, ou arte sequencial, como Eisner gostava de
chamar; uma pequena mostra do que foi a Exposição “100+1 Spirits”, em 2018;
4) Mostra de parte do acervo Will Eisner da Gibiteca.
Uma curiosidade: o cartaz original sofreu uma intervenção a pedido da curadoria, o artista Fábio Vinícius
acrescentou o personagem Gibi, um dos responsáveis pela publicação do Spirit em terras brasileiras, que altera para “4 semanas” o tempo do evento.
No próximo dia 26, quarta-feira, às 14h30, está prevista uma Oficina de Quadrinhos e Arte Sequencial com o artista Lipe Diaz, da LDZ Escola de Arte (RJ), responsável pela Will Eisner Week no Rio de Janeiro/RJ, na qual irá guiar os participantes em um mergulho prático e inspirador na arte sequencial, ideal para estudantes, profissionais e entusiastas.
Às 18h, uma Roda de Conversa “Will Eisner, o artista”, com Dario DJ Carvalho, historiador e apresentador e o artista Lipe Diaz, do Rio de Janeiro, que virá especialmente para o evento.
SERVIÇO
Exposição “Will Eisner: 4 Weeks”, com curadoria do Prof. Dr. Márcio José Andrade da Silva – marciojosefc@gmail.com – (19) 99125-2347
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” – Avenida Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas
Quando: Março 2025, de 2ª a 6ª, das 9 às 17 horas











